Brasil faz jogo duro, mas cai diante da Itália
Já classificado para as oitavas de final, o Brasil foi superado pelas italianas por 3 a 1. Rival das oitavas sai neste domingo
Em um duelo muito equilibrado, o Brasil perdeu para a Itália por 3 sets a 1, de virada – parciais de 25-27, 26-24, 25-23, 30-28 -, na tarde deste domingo (6/8), na cidade de Szeged, na Hungria, pela quinta e última rodada da primeira fase do Mundial Feminino Sub-19. Foi a segunda derrota da equipe comandada pelo técnico Guilherme Schmitz, que é treinador do Fluminense na Superliga. Ontem, as brasileiras caíram para a Bulgária pelo mesmo placar.
Com a vitória, a Itália manteve a invencibilidade e a liderança do Grupo C, com cinco triunfos em cinco jogos. O Brasil já estava classificado para as oitavas de final, independentemente do resultado deste domingo e termina a fase em terceiro, com 9 pontos, atrás de Itália e Bulgária. O adversário da próxima fase provavelmente será a Argentina, mas os confrontos só serão definidos ao final da rodada.
O Brasil teve uma atuação bem melhor do que no sábado, contra um rival com um elenco qualificado, ótimos talentos individuais, como a central Manfredini, a levantadora Batte e a oposta Adigwe, e tecnicamente muito acima da média na categoria. A grande diferença tática do duelo foi a Itália muito eficiente com seu meio de rede, enquanto a Seleção Brasileira dependeu demais das extremidades.
O Brasil errou muito pouco, apenas 10 vezes, contra 28 pontos cedidos pelas europeias. Depois de ter vencido o terceiro set, já com a primeira colocação do grupo garantida, a Itália colocou as reservas em quadra e conseguiu manter o bom nível no saque e na virada de bola.
Manfredini foi a maior pontuadora do jogo, ao lado da oposta Larissa Brandão, do Brasil, ambas com 20 pontos cada. A camisa 15 da Azzurra marcou 13 pontos de ataque, 3 de bloqueio e 4 de saque. Larissa fez 18 de ataque, 1 de bloqueio e 1 de saque. A ponteira e capitã verde-amarela Vittoria fez 13 pontos (11 de ataque, 1 de saque e 1 de bloqueio). A outra ponteira, Isabella Rocha, marcou 11 pontos (10 de ataque e 1 de bloqueio), enquanto a central Juliana Palhano fez 10 (3 de ataque, 3 de saque e 4 de bloqueio).