Brasil na decisão da Copa Pan-Americana
Na decisão, Brasil enfrentará o vencedor de México e Canadá
O Brasil segue com campanha perfeita na Copa Pan-Americana masculina, em Guadalajara, no México. Na noite deste sábado (19/8), vitória sobre o Chile por 3 sets a 0, parciais de 25-23, 25-20 e 25-21. Com três vitórias e sem perder sets, o time dirigido por Carlos Schwanke está na final e agora duela com o Canadá, que eliminou o México nesta madrugada por 3 a 1 (25-19, 23-25, 25-22 e 25-18).
A semi contra os chilenos não foi tão fácil quanto as partidas anteriores válidas pela primeira fase. O Brasil ficou atrás em boa parte do primeiro set e teve quatro pontos de desvantagem no segundo. Conseguiu reagir em ambos.
No primeiro, o nome da reação foi Darlan. O oposto assumiu a responsabilidade, foi a referência ofensiva e ainda contagiou o restante do time com muita vibração. No segundo, com o Chile no comando (6-3), Schwanke trocou Marcus por Lukas Bergmann, já que o minastenista vinha com baixo aproveitamento no ataque (22%). A virada da Seleção masculina aconteceu apenas no 15-14, mas apenas na reta final o time teve vantagem tranquila para fechar.
O Chile, apesar do 0-2 no placar, não baixou o ânimo e conseguiu novamente equilibrar as ações, valorizando a vitória brasileira. Vicente Parraguirre, maior pontuador da Copa, liderou o time, finalizando a semifinal com 18 pontos. Darlan foi o líder do Brasil, com 21 acertos: 16 no ataque, três no saque e dois no bloqueio. Na sequência vieram Victor Birigui (11) e Lukas Bergmann (6).
A final está marcada para este domingo, às 21h (de Brasília), com transmissão pelo YouTube da Federação Mexicana de Vôlei.