Brasil
Home Liga das Nações Brasil perde para a China no tie-break na estreia da VNL
Liga das Nações - Seleção Brasileira - 31 de maio de 2023

Brasil perde para a China no tie-break na estreia da VNL

O Brasil chegou a fazer 12 a 10 no quinto set, mas tomou cinco pontos em sequência e estreou com derrota


O Brasil estreou com derrota na VNL 2023. Na manhã desta quarta-feira, o time do técnico José Roberto Guimarães foi derrotado pela China por 3 sets as 2, depois de tomar uma virada no tie-berak – parciais de 25-23, 22-25, 25-20, 20-25, 15-12 -, na cidade japonesa de Nagoya, na estreia dos dois times na Liga das Nações.

A oposta Yingying Li foi a maior pontuadora do jogo, com 26 pontos. Pelo Brasil, quem mais pontuou foi Kisy, com 21 acertos. Zé Roberto escalou a Seleção verde-amarela com Macris, Kisy, Carol, Diana, Julia Bergmann, Ana Cristina e Natinha (líbero). Entraram: Naiane, Lorrayna, Tainara e Maiara Basso.

Apesar das oscilações durante o jogo e de ter errado um pouco mais que as chinesas – foram 28 pontos cedidos contra 25 erros das asiáticas -, o Brasil foi bem ofensivamente, um dos pontos que preocupava a comissão técnica pelo pouco tempo que o time teve para treinar junto. Para efeito de comparação, por exemplo, as chinesas começaram a se preparar para a VNL no meio de fevereiro, enquanto o Brasil só se juntou em Saquarema a partir do dia 10 deste mês.

O jogo foi equilibrado na maior parte do tempo, mas a falta de ritmo falou mais alto nos momentos decisivos. A China passou melhor. O Brasil teve dificuldade na cobertura e sentiu um pouco o bom saque tático rival. A falta de ritmo ficou claro também no volume de jogo, menor do que a Seleção costuma ter no fundo de quadra.

No tie-break, a Seleção Brasileira vencia por 12 a 10, mas acabou levando cinco pontos em sequência e viu a China virar o set em 15 a 12 para fechar o jogo em 3 a 2. Um erro de arbitragem da turca Nurper Ozbar – uma marcação de dois toques inexistente por parte da Naiane – na reta final influenciou o jovem time brasileiro, que não conseguiu reagir e tomou a virada na parcial decisiva.

A central Diana foi a jogadora mais regular do Brasil no jogo, com 16 pontos. Julia Bergmann marcou 17 vezes e Ana Cristina, 16.

Nesta quinta-feira, o Brasil enfrenta a Holanda, às 6h (de Brasília), pela segunda rodada da primeira semana, com transmissão pelo SporTV e também no canal do YouTube do Web Vôlei (sem imagens). Veja aqui a tabela da VNL 2023.

Na abertura da rodada, a Bulgária derrotou a Croácia por 3 a 0. Ainda hoje, dois bons jogos: Sérvia x Estados Unidos, às 11h e Coreia do Sul x Turquia às 14h.