Brasil VNL
Home Destaques Brasil perde para a França e agora aguarda rival nas quartas

Brasil perde para a França e agora aguarda rival nas quartas


No encerramento da fase de classificação da Liga das Nações masculina, em Manila, nas Filipinas, neste domingo (23/6), Brasil e França protagonizaram um duelo equilibrado, com triunfo europeu por 3 sets a 2, parciais de 25-23, 27-29, 13-25, 25-19 e 18-16.

Com o resultado,  o time brasileiro perdeu a chance de ultrapassar o rival na classificação, terminando em sétimo lugar. Os dois agora aguardam o fim da rodada de hoje para definição dos rivais nas quartas de final. Eslovênia, Polônia, Itália são as possibilidades para o Brasil.

O Brasil teve Honorato como titular pela primeira vez nesta VNL, uma vez que Thales passou mal na véspera do confronto, depois de a lista de 14 inscritos ter sido divulgada, sem possibilidade de troca. No mais, Bernardinho escalou Cachopa, Alan, Leal, Lucarelli, Lucão e Flávio. Bruninho voltou depois de sete jogos de ausência, entrando na inversão do 5-1. Adriano veio bem do banco da metade do duelo em diante.

Do lado francês, Andrea Giani poupou a maioria dos titulares usados no decorrer desta VNL. Apenas Grebennikov saiu jogando, ao lado de Brizard, Faure, Tillie, Carle, Jouffroy e Seddik. Alguns destaques entraram no decorrer do confronto.

O jogo entre sexto e sétimo colocados foi muito equilibrado, com o saque sendo protagonista em diversos momentos. No primeiro set, o Brasil ficou em vantagem em grande parte do tempo, chegou a ter 23 a 21, mas “travou” em uma passagem de Tillie pelo saque e levou a virada.

No segundo set, a França tinha dois pontos de frente na metade da parcial, quando Adriano entrou no lugar de Leal. Em um final alucinante, com os dois times tendo set points para fechar, Alan foi para o saque, fez um ace e quebrou a linha de passe francesa no lance seguinte para ajudar o Brasil a empatar (29-27).

Com uma boa atuação do bloqueio neste domingo (17 pontos no total no fundamento), a Seleção Brasileira abriu grande vantagem na terceira parcial (15-7), fazendo Giani colocar alguns titulares em quadra, como Patry, Toniutti e Louati, mas o show verde-amarelo seguiu, fechando facilmente em 25-13.

Com os brasileiros errando demais e uma França mais precisa no passe com Louati, o quarto set foi completamente diferente do anterior. Os europeus abriram frente, dominaram e forçaram o tie-break.

No quinto set, o Brasil assumiu a liderança no placar graças a um bloqueio de Alan, o sexto do oposto neste fundamento, para fazer 9 a 8. Na sequência, dois contra-ataques de Adriano consolidaram a vantagem brasileira, (13-10). Mas o fim da parcial, a inversão do 5-1 não funcionou, erros de ataque em excesso prejudicaram, com a França conseguindo se recuperar. Em um ace de Jouffroy, triunfo decretado.

O oposto Faure foi o maior pontuador do jogo com 29 acertos. Pelo lado brasileiro, Lucarelli e Alan fizeram 18 e 15, respectivamente.