Brasil
Home Liga das Nações Brasil perde para a Polônia e cai três posições
Liga das Nações - Seleção Brasileira - 7 de julho de 2023

Brasil perde para a Polônia e cai três posições

Já classificado para a fase final da VNL, o Brasil enfrenta a China, na madrugada de sábado


O Brasil sofreu a sua quarta derrota na VNL, na madrugada desta sexta-feira, para a Polônia, por 3 sets a 1 – parciais de 25-23, 22-25, 25-21, 25-21 -, em Pasay City, nas Filipinas, pela penúltima rodada da fase classificatória da Liga das Nações 2023. O time brasileiro já está classificado para a fase final, que acontecerá entre os dias 19 e 23 deste mês na cidade de Gdansk, na Polônia, mas teria sido bom emocionalmente e para melhorar a posição na tabela ter vencido os poloneses hoje.

Leon foi o maior pontuador do jogo, com 22 pontos. Bernorz marcou 11  e Kurek, 10. Pelo Brasil, os destaques foram Alan, com 17, e Lucarelli com 14.

O Brasil, que caiu da terceira para a sexta colocação na tabela, encerra a sua participação na fase classificatória da VNL na madrugada este sábado, à meia-noite, contra a China. O jogo terá transmissão pelo SporTV e pelo canal do Web Vôlei no YouTube.

O técnico Renan Dal Zotto escalou o Brasil com o mesmo time que derrotou a Holanda na véspera por 3 a 0: Bruninho, Alan, Lucão, Judson, Lucarelli, Honorato e Maique. Entraram: Cachopa, Felipe Roque, Flávio e Adriano.

O Brasil perdeu muitos contra-ataques e alternou bons e maus momentos durante a partida. Começou mal, com Lucarelli e Alan inconstantes na virada de bola e com dificuldade de passar pelo forte bloqueio da Polônia. Na reta final, conseguiu encostar, numa boa sequência de saques de Honorato, o destaque do time na primeira parcial, mas acabou perdendo por 25 a 22.

No segundo set, o Brasil diminuiu os erros, melhorou o saque, caçando Leon no fundamento, e melhorou o ataque das extremidades. Venceu por 25 a 22 e empatou a partida.

A partir do terceiro set, o time colocou o pé no freio. Diminuiu a agressividade do saque e voltou a perder muitos contra-ataques. A Polônia O oposto Kaczmarek entrou no lugar de Kurek e a Polônia voltou a ser agressiva no saque. O Brasil se perdeu em quadra e não se encontrou mais até o final. Renan colocou Adriano no lugar de Honorato no quarto set para tentar melhorar a virada de bola, mas o jovem ponteiro brasileiro também não conseguiu pontuar. Cachopa substituiu Bruno, mas o número de erros de saque e a falta de eficiência nos contra-ataques fizeram o time brasileiro se abater emocionalmente. A Polônia venceu por 3 a 1 e passou o Brasil na classificação.