Brasil
Home Destaques Brasil perde para a Polônia, mas pontua e encaminha a vaga
Destaques - Paris-2024 - Seleção Brasileira - 31 de julho de 2024

Brasil perde para a Polônia, mas pontua e encaminha a vaga


O Brasil entrou pressionado para pontuar contra a Polônia, na manhã desta quarta-feira (31/7), pela segunda rodada do torneio de vôlei masculino dos Jogos Olímpicos de Paris-24 e conseguiu. Mas, poderia ter vencido. A Seleção Brasileira Masculina caiu para os poloneses por 3 sets a 2, de virada – 22-25, 25-19, 19-25, 25-23, 15-12 – e, com o ponto somado, deu um importante passo para a classificação para as quartas de final.

Depois de estrear com derrota por 3 a 1 para a Itália, o time do técnico Bernardinho enfrenta o Egito na próxima sexta-feira, às 8h, para confirmar a vaga. Basta vencer por 3 a 0 para avançar para as quartas de final como um dos melhores terceiros.

Leon foi o maior pontuador o jogo, com 26 acertos. Adriano, que saiu o banco para mudar a história a partir do terceiro set para o Brasil, marcou 18. Lucarelli também terminou a partida com outros 18 e Darlan, com 16. O jogo foi marcado pelo equilíbrio. A pontuação final foi 106 a 104 para os europeus.

Brasil x Egito terá transmissão pelo Sportv, TV Globo, Cazé TV e pelo canal do Web Vôlei no Youtube. Confira aqui a tabela do vôlei de quadra e de praia do Brasil em Paris.

O time brasileiro foi o mesmo da partida contra a Itália, com Bruninho, Darlan, Flávio, Lucão, Lucarelli, Leal e Thales. Os poloneses, por sua vez, tiveram Sliwka no lugar de Fornal, que torceu o tornozelo diante do Egito e ficou como opção no banco.

O Brasil começou muito bem no jogo. O saque incomodava bastante a linha de passe polonesa, o bloqueio e a defesa proporcionavam contra-ataques e rapidamente a vantagem era de 18 a 12, contando com muitos erros dos rivais. Nikola Grbic trocou Sliwka por Semeniuk e viu o resultado aparecer numa sequência de saques. E logo depois virou em um erro de Leal numa largada. Bernardinho inverteu o 5-1 com Cachopa e Lukas Bergmann. Surgiu então Lucarelli com um bloqueio e um contra-ataque salvadores para recolocar o Brasil na frente.

No segundo set, o saque polonês entrou e o Brasil começou perdendo por 5 a 1. Conseguiu reequilibrar as ações com  Cachopa em quadra e usando mais os centrais, mas sem o passe ficou difícil variar a distribuição. Adriano entrou no lugar do Leal no fundo e ficou em quadra, mas os poloneses venceram por 25 a 19.

Bernardinho começou o terceiro set com Cachopa e Adriano nos lugares de Bruninho e Leal. O ponteiro do Vôlei Renata entrou com personalidade no ataque. O bloqueio do Brasil apareceu e Cachopa seguiu acionando mais Lucão e Flávio para fechar o set em 25 a 19, devolvendo o placar da parcial anterior.

O quarto set foi equilibrado, mas o Brasil deixou escapar muitos contra-ataques e viu a Polônia voltar a sacar bem. No tie-break, os poloneses abriram 4 a 1. Bruninho e Leal entraram na inversão e uma reação brasileira chegou a acontecer, diminuindo a vantagem polonesa. Mas dois aces de Leon fecharam o confronto.

BRASIL: Bruno, Darlan, Flávio, Lucão, Leal, Lucarelli e Thales (líbero). Entraram: Cachopa, Lukas Bergmann, Honorato e Adriano. Técnico: Bernardinho.

POLÔNIA: Janusz, Kurek, Bieniek, Kochanowski, Sliwka, Leon e Zatorski (líbero). Entraram: Semeniuk, Fornal, Huber e Kaczmarek. Técnico: Nikola Grbic.

Atualizado às 7h20