Brasil perde para os EUA e cai nas quartas em Paris
O Brasil deu adeus ao torneio de vôlei masculino dos Jogos Olímpicos de Paris-24 na tarde desta segunda-feira (5/8) após perder para os Estados Unidos por 3 sets a 1 – parciais de 25-23, 28-30, 25-19, 25-19 -, na Arena Paris Sul, nas quartas de final da competição.
Os norte-americanos vão enfrentar a Polônia nas semifinais na próxima quarta-feira. Os poloneses eliminaram a Eslovênia na abertura da rodada. No mesmo dia, a Itália – que eliminou o Japão -, e a França – que passou ela Alemanha -, disputam a outra vaga na disputa do ouro.
O Brasil teve bons lampejos durante o jogo, conseguiu uma boa reação no segundo set, mas no geral não conseguiu colocar a recepção dos Estados Unidos em dificuldade, permitindo ao levantador Christerson distribuir com tranquilidade. Nem Bruno nem Cachopa conseguiram jogar com o meio com mais constância, mesmo porque a nossa recepção foi irregular em muitos momentos. Com o ataque muito distribuído nas extremidades, os atacantes de segurança no Brasil tinham de vencer o bom bloqueio norte-americano, muitas vezes no triplo. A Seleção deixa Paris com três derrotas (Itália, Polônia e Estados Unidos) e uma vitória sobre o Egito.
Anderson foi o maior pontuador do jogo, com 20 acertos. Defalco fez 16. Os destaques do Brasil foram Alan, com 16 e Lucarelli, 15.
O JOGO
O Brasil fez 18 a 13 no primeiro set e parecia encaminhar a vitória no primeiro set, mas deixou cair a intensidade dos ataques, principalmente com Darlan, que desperdiçou quatro ataques importantes. Com um saque poderoso, os norte-americanos foram colocando o ataque do Brasil em dificuldade e mostraram um ótimo volume de jogo para virar e vencer o set por 25 a 23.
O Brasil perdia o segundo set por uma diferença de cinco pontos (21 a 16). Bernardinho colocou Adriano no fundo de quadra no lugar de Leal – que não estava mal no ataque, mas estava com dificuldade no passe – e Alan substituiu o irmão Darlan, hoje menos eficiente na virada de bola. As mudanças fizeram muito bem ao time brasileiro. Adriano estabilizou a recepção e Alan foi importante no saque e nos contra-ataques. O Brasil empatou a partida em 23 a 23, salvou um set point e teve paciência para trocar pontos para fechar a parcial em 30 a 28.
Apesar da bela vitória no set, o Brasil voltou para a terceira parcial desconcentrado e errando muito. Caiu por 25 a 19. Equilibrou as ações no quarto set, Cachopa entendeu bem a distribuição, mas os Estados Unidos abriram três pontos na reta final com um bom saque e com o bloqueio fazendo uma boa leitura dos ataques da Seleção Brasileira.
BRASIL: Bruno, Darlan, Flávio, Lucão, Leal, Lucarelli e Thales. Entraram: Cachopa, Alan, Adriano e Lukas Bergmann. Técnico: Bernardinho.
EUA: Christenson, Anderson, Holt, Averill, Defalco, Russell e Shoji (líbero). Entrou: Jaeschke. Técnico: John Speraw.
Vôlei Feminino
O vôlei feminino do Brasil segue vivo e com chances de medalha em Paris. Nesta terça-feira (6/8), a equipe do técnico José Roberto Guimarães vai enfrentar a República Dominicana, às 8h (horário de Brasília), com transmissão pelo Sportv, TV Globo, Cazé TV e pelo canal do Web Vôlei no Youtube.