
Brasil reage, mas perde jogaço diante de Cuba
Conhecida pedra no sapato do Brasil, Cuba voltou a aprontar. Nesta quinta-feira (12/6), a seleção caribenha calou o Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, ao superar os donos da casa por 3 sets a 2, parciais de 27-25, 26-24, 21-25, 20-25 e 15-13, pela semana de abertura da Liga das Nações masculina de vôlei (VNL) em 2025.
pela semana de abertura da Liga das Nações masculina de vôlei (VNL) em 2025.
Com uma vitória em dois jogos, a Seleção Brasileira agora tem a sexta-feira para treinar e se preparar para os duelos com Ucrânia e Eslovênia, no sábado e no domingo, a partir das 10h. Já os cubanos terão os ucranianos pela frente na tarde de amanhã.
O JOGO
O técnico Bernardinho foi tirado do sério em alguns momentos na metade inicial do duelo. Ele não gostou da atuação do bloqueio em grande parte do confronto, com os cubanos, principalmente os ponteiros Marlon Yant e Miguel Lopez, explorando o posicionamento de mãos dos bloqueadores verde-amarelos.
O treinador ainda lamentou o desperdício de contra-ataques importantes tanto na reta final do primeiro quanto na do segundo set, ambos fechados na diferença mínima por Cuba. Também não foi pouca a frustração com saques errados sem forçar.
No terceiro set, Bernardinho viu o time crescer, após uma longa paralisação para a arbitragem analisar um toque na rede dos caribenhos. Com Adriano em quadra, o time estabilizou o passe, permitindo que Cachopa usasse mais os jogadores de meio. E coube ao oposto Darlan empilhar pontos no ataque para deixar Cuba desconfortável pela primeira vez no embate.
Com uma atuação muito lúcida, com boa distribuição de Thondike, a seleção cubana não deixou o Brasil incendiar o jogo na volta para o quarto set. Esteve quase todo o tempo à frente do placar e assim pode jogar mais solta, principalmente no saque. Mas duas boas passagens pelo serviço (Darlan e Adriano) ajudaram o Brasil a tirar quatro pontos e voltar para o jogo. Com ajuda da inversão do 5-1 (Brasília e Chizoba), a virada aconteceu e a decisão foi para o tie-break.
O início do quinto set, com Adriano no saque, fez o Brasil abrir 3 a 0. A torcida veio abaixo. Os cubanos empataram em 5 a 5 e logo depois viraram. Com 8-10, Bernardinho inverteu o 5-1 outra vez e deu resultado, deixando o placar empatado. Mas no fim, como já havia acontecido nos sets iniciais, Cuba foi cirúrgica e fechou a partida ao aproveitar seu primeiro match point.
Na disputa entre os maiores pontuadores, Darlan fez 21 para os donos da casa, seguido por Judson e Honorato, com 14 cada. Yant (24), Lopez (18) e Masso (18) se destacaram por Cuba.
BRASIL: Cachopa, Darlan, Lukas Bergmann, Honorato, Flávio, Judson e Maique (líbero). Entraram: Adriano, Brasília, Chizoba, Arthur Bento, Maicon. Técnico: Bernardinho.
CUBA: Thondike, Masso, Lopez, Yant, Concepción, Alonso e Garcia (líbero). Entraram: Gomez, Melgarejo, Fiel, Gutierrez. Técnico: Jesus Lopez.