Brasil
Home Seleção Brasileira Brasil sofre, mas vence o México e está na final do Pan-Americano
Seleção Brasileira - 25 de outubro de 2023

Brasil sofre, mas vence o México e está na final do Pan-Americano

O Brasil busca o seu quinto ouro pan-americano contra a República Dominicana nesta quinta-feira, em Santiago, no Chile


Foi com mais sofrimento que o esperado, mas o Brasil conseguiu confirmar o favoritismo para vencer o México por 3 sets a 2 – parciais de 25-17, 23-25, 28-26, 22-25, 15-13 -, na noite desta quarta-feira (25.10), em Santiago, no Chile, pela semifinal do Pan-Americano Feminino de Vôlei. O adversário da Seleção Brasileira pelo título, nesta quinta-feira, às 20h, será a República Dominicana, que eliminou a Argentina, na outra semifinal, com a vitória por 3 a 1 (16-25, 25-19, 25-20, 25-17).

O Brasil vai em busca do seu quinto ouro no Pan-Americano. Venceu em Chicago-1959, São Paulo-1963, Winnipeg-1999 e Guadalajara-2011. Cuba é a maior vencedora do torneio, com 8 títulos. O Brasil tem quatro e os Estados Unidos e a República Dominicana têm 2 cada um. No último Pan, em Lima, a equipe verde-amarela ficou com o bronze.

Paulo Coco manteve a escalação do Brasil dos últimos jogos com a levantadora Naiane, a oposta Sabrina, as centrais Lorena e Larissa, as ponteiras Helena e Maiara Basso e a líbero Laís. Tainara, Luzia, Talia e Aline Segato entraram no decorrer da partida. A final entre Brasil e República Dominicana nesta quinta-feira será transmitida pelos canais no YouTube da Cazé TV e do Time Brasil.

A exemplo dos três jogos da fase classificatória, a oposta Sabrina foi a maior pontuadora do Brasil, com 24 pontos, seguida por Lorena, com 17. Os destaques do México foram a ponteira Castro e a oposta Rivera com 16 pontos cada uma.

Depois de vencer o primeiro set com facilidade, o Brasil se complicou na partida. Se intimidou com o bom volume de jogo do time mexicano, foi mal na recepção e se afobou na virada de bola – principalmente nos contra-ataques – e viu o México vencer o segundo set por 25 a 23, com muita festa por parte do técnico Nicola Negro, treinador da equipe rival e também do Gerdau Minas, na Superliga Brasileira.

O Brasil manteve o momento de instabilidade nos dois sets seguintes. Paulo Coco começou o terceiro set com Tainara de ponteira no lugar da jovem Helena, mas a equipe brasileira seguia inconstante na definição. Na reta final, perdendo por 23 a 20, o time reagiu e, comandado por Sabrina e Lorena, conseguiu virar a parcial em 28 a 26. A equipe de Paulo Coco começou bem a quarta parcial, abriu quatro pontos de frente, mas  aos poucos viu o México tirar a vantagem e virar para 20 a 19. Na reta final, o Brasil não conseguiu segurar o nervosismo a lucidez na virada de bola. Tomou dois bloqueios e o México empatou a partida em 2 a 2.

No tie-break, o jogo foi equilibrado até o final. O Brasil chegou a fazer 14 a 10, mas viu o México fazer 14 a 13. Num erro de saque de Herrera, a Seleção Brasileira fechou o quinto set em 15 a 13 e o jogo em 3 a 2.