Brasil
Home Liga das Nações Brasil vence a Eslovênia e conquista o bronze na VNL
Liga das Nações - Seleção Brasileira - 3 de agosto de 2025

Brasil vence a Eslovênia e conquista o bronze na VNL


De virada, o Brasil derrotou a Eslovênia por 3 sets  a 1 – parciais de 23-25, 25-20, 25-23, 25-19 – e ficou com a medalha de bronze da VNL Masculina de Vôlei 2025, na manhã deste domingo (3/8), em Ningbo, na China.

O pódio coroa a bela campanha da seleção brasileira na temporada, que vive um momento de reconstrução do time no ciclo olímpico rumo a Los Angeles-2028 e que terminou a fase classificatória da competição na primeira colocação, com 11 vitórias em  12 jogos.

Ainda hoje, às 8h, Itália e Polônia decidem o título da  Liga das Nações, com transmissão pelo Sportv, VBTV (streaming da VBTV) e pelo canal do Web Vôlei no Youtube (sem imagens). O Brasil volta agora as suas atenções ao Mundial das Filipinas, entre os  dias 12 e 28 de setembro, em busca do tetracampeonato – foi campeão nas edições de 2002, 2006 e 2010.

Nas Ligas das Nações de 2022, 2023 e 2024 o Brasil foi eliminado nas quartas de final. O técnico Bernardinho promoveu duas mudanças no time  titular em relação à equipe que começou jogando ontem  e escalou o Brasil com o ponteiro  Lucarelli e o central Matheus Pinta nos lugares  de  Lukas  Bergmann e Judson, respectivamente. A Seleção entrou em quadra  com Cachopa, Alan, Lucarelli,  Honorato, Flávio, Pinta e Maique (líbero). Adriano, Arthur Bento, Brasília e Darlan entraram no decorrer da partida.

O oposto Alan foi o maior pontuador do time com 18 pontos. Outros destaques do Brasil foram Pinta com 11 e Arthur Bento, com 9. A Eslovênia contou com 21 pontos do ponteiro Rok Mozic.

O JOGO

O Brasil liderou o primeiro set até o 22º ponto, defendendo bem e criando contra-ataques, mas na reta final da parcial construiu mal os pontos e a Eslovênia não perdoou, vencendo de virada por 25 a 23. No segundo set, o time brasileiro ainda foi oscilante na definição das jogadas,  mas se beneficiou do alto número de erros da Eslovênia, que cedeu 12 pontos, conta apenas dois do Brasil, para fechar a parcial em 25 a 2o e empatar o jogo.

O ponteiro Arthur Bento, que entrou para substituir Honorato na rede no final do segundo set, foi mantido como titular no terceiro. Os europeus chegaram a abrir cinco pontos de frente (10 a 5), mas o Brasil manteve um  bom volume  de jogo e melhorou os contra-ataques. Darlan entrou na inversão do 5 x 1 e a seleção virou o jogo no 23  a 22 para fechar o set por 25 a 23.

A virada no set deu fôlego e confiança para o Brasil na quarta parcial, que voltou melhor na virada de bola, abriu boa vantagem na metade do set e administrou a vantagem até o final, para comemorar o retorno ao pódio da VNL.