Brasil vence a Holanda e se garante na fase final
Com Judson e Maique titulares, o Brasil superou os holandeses e se garantiu matematicamente na fase final da VNL
O Brasil derrotou a Holanda por 3 sets a 0 – parciais de 25-21, 25-15, 25-20 -, na madrugada desta quinta-feira, em Pasay City, nas Filipinas, e garantiu, matematicamente, uma vaga na fase final da VNL Masculina, entre os dias 19 e 23 deste mês, em Gdanks, na Polônia. Os poloneses são os adversários da Seleção Brasileira na madrugada desta sexta-feira, à meia-noite (horário de Brasília), pela penúltima rodada da fase classificatória da Liga das Nações. O jogo será transmitido pelo SporTV e pelo canal do Web Vôlei no YouTube.
O oposto holandês Nimir-Abdel-Aziz foi o maior pontuador da Holanda, com 8 pontos, mesmo tendo jogado só os dois primeiros sets. A distribuição do Brasil foi bem homogênea e quatro jogadores terminaram com pontuações muito parecidas. Lucão e Honorato foram os maiores pontuadores da Seleção, com 10 pontos cada, seguidos por Alan e Lucarelli, que marcaram 9 cada um. O Brasil marcou 11 pontos de bloqueio, seis deles com Lucão.
Renan mexeu novamente no time titular e escalou o central Judson no lugar de Flávio e Maique no de Thales, as mudanças em relação à equipe que começou jogando na derrota para a Itália na rodada anterior. A equipe entrou em quadra com: Bruninho, Alan, Lucão, Judson, Lucarelli, Honorato e Maique. Entraram: Cachopa, Felipe Roque e Vaccari.
Maior pontuador da VNL e melhor sacador da competição até o momento, Nimir não conseguiu fazer a diferença que costuma fazer. Bem marcado pelo bloqueio brasileiro, terminou o jogo com um aproveitamento de menos de 40% no ataque e foi para o banco na reta final do segundo set.
Embora a Holanda não tenha exigido muito do Brasil, a vitória foi importante para a classificação e também para dar segurança ao time em fundamentos como passe e no volume de jogo, que não foram bem na partida contra os italianos. Renan aproveitou a tranquilidade no placar para dar rodagem ao banco de reservas. Cachopa, Felipe Roque, Vaccari e Adriano tiveram oportunidade de jogar.