Tainara
Home Internacional Brasil vira e tira a invencibilidade da China no Mundial
Internacional - Seleção Brasileira - 1 de outubro de 2022

Brasil vira e tira a invencibilidade da China no Mundial

Com Tainara decisiva, o Brasil superou a China, no encerramento da primeira fase do Mundial Feminino


Com Tainara titular e Carol de volta ao meio, o Brasil derrotou a China por 3 sets a 1, de virada – parciais de 23-25, 25-17, 25-22 e 25-22 – na manhã deste sábado, em Arnhem, na Holanda, no enceramento da fase classificatória do Campeonato Mundial Feminino de Vôlei. As chinesas estavam invictas até agora na competição e não tinham perdido nenhum set no torneio.

O Brasil se recupera, após a má atuação na derrota sofrida para o Japão, na véspera, por 3 a 1. A oposta Tainara, titular pela primeira vez na temporada, no lugar de Kisy,  foi a maior pontuadora do jogo, com 22 pontos seguida por Gabi, com 17. Yingying Li anotou 22 para as chinesas.

A definição dos grupos da próxima fase será neste domingo, quando termina a etapa classificatória. O Brasil estará no E, ao lado de Itália, Bélgica, Holanda, China, Japão, Argentina e o vencedor de Porto Rico x Quênia. Nesta fase, os times carregam os resultados da etapa anterior e só enfrentam os adversários que estavam na outra chave.

Para se recuperar na competição, o Brasil precisou superar um momento de oscilação no primeiro set, quando o saque chinês deu bastante trabalho e nosso contra-ataque tinha dificuldade para pontuar. A reação começou exatamente com Tainara, após uma ótima passagem pelo saque. Ela trouxe o time de volta para o jogo. Gabi ainda teve a chance de empatar em 24 a 24, mas parou no bloqueio.

A reação que ficou no quase se transformou em grande atuação na sequência da partida. Carol Gattaz teve um ótimo momento ofensivo, chegando a ter 90% de acerto no ataque. Gabi e Pri Daroit foram outras duas que cresceram bastante e ajudaram a estabilizar o passe e melhorar a eficiência ofensiva.

Tainara começou a ganhar mais atenção do block chinês. E, mesmo com mais dificuldade, foi decisiva para virar as bolas mais altas quando o passe não saiu.

A comemoração de Zé Roberto ao fim do jogo mostra o quanto o resultado positivo é importante para a sequência do Brasil no Mundial.

Brasil: Macris (3), Tainara (22), Gabi (17), Pri Daroit (13), Carol (8), Carol Gattaz (15) e Natinha (líbero). Entraram: Roberta, Kisy (2), Lorenne. Técnico: José Roberto Guimarães.

China: Diao (1), Gong (8), Li (22), Y. Wang (8), Yuan (14), Y. Wang (5) e W. Wang (líbero). Entraram: Ding, Yang (6). Técnico: Cai Bin.