Brasil
Home Destaques Brasil vira para cima do Japão em amistoso
Destaques - Seleção Brasileira - 5 de junho de 2022

Brasil vira para cima do Japão em amistoso

Seleção demonstrou espírito de luta para conseguir a virada em Taguatinga


A Seleção Brasileira venceu o segundo amistoso preparatório para a Liga das Nações masculina. Neste domingo, no Ginásio do Sesi Taguatinga, triunfo do Japão por 3 sets a 2, parciais de 25-20, 21-25, 23-25, 25-22 e 15-13. Os asiáticos haviam vencido o primeiro duelo, na quinta-feira, em sets diretos.

Desta vez, Renan Dal Zotto pôde contar com o retorno de alguns titulares, como Bruninho, Lucarelli e Lucão, ausentes do confronto anterior. Do trio, apenas o levantador, recuperado de uma luxação no dedo, ficou em quadra do início ao fim do teste. Os outros dois foram poupados do terceiro set em diante, como já estava programado pela comissão técnica.

Além disso, o técnico fez outras mudanças na formação titular. Rodriguinho, aniversariante do dia, saiu jogando na ponta, por exemplo, com Thales e Maique se revezando no passe e na defesa. A experiência com os líberos, porém, durou apenas um set. Maique sentiu dores no joelho direito e foi poupado da sequência da partida.

Entre os pontos positivos do jogo brasileiro, a recuperação de Alan merece ser destacada. Depois de uma cirurgia no pé, ele começa a mostrar o melhor vôlei para se firmar na posição com a aposentadoria de Wallace da Seleção. A boa entrada de Adriano, importante na construção da virada no quarto set, merece uma menção honrosa. E, por fim, uma mudança radical de postura, com o time muito mais vibrante, com direito a Bruninho até invadindo o outro lado da quadra, no tie-break, para cobrar um ponto que a arbitragem havia dado para o Japão.

– Sei que às vezes eu exagero. Mas jogando em casa, com essa torcida, precisamos deixar tudo em quadra – disse o levantador e capitão, que voltará à quadra na quarta-feira (veja a tabela da VNL).

Já a quantidade de erros chamou a atenção. Em vários momentos, o Brasil facilitou o trabalho japonês. Contra um time “irritantemente” eficiente na defesa, ter paciência é fundamental. E, curiosamente, faltou paciência para os asiáticos no quinto set, com muitos pontos dados de graça para os donos da casa.

No amistoso, os jogadores do Brasil usaram na camisa o nome das campeões olímpicos em Barcelona-92. Sete dos 12 estiveram no ginásio e receberam homenagens da CBV: Maurício, Giovane, Carlão, Paulão, Marcelo Negrão, Pampa e Janelson. Não puderam comparecer Talmo, Tande, Jorge Edson, Douglas Chiarotti e Amauri.