Brasileiros naturalizados ajudam e Qatar vence a Austrália
O Qatar está na semifinal do Pré-Olímpico asiático masculino. E com ajuda brasileira. Nesta quarta-feira, em Jiangmen, na China, o time catari superou a Austrália por 3 sets a 0, parciais de 25-15, 25-21 e 25-23.
O oposto Geraldo Graciano, de 2,02m, foi o maior pontuador do confronto com 14 acertos. Já o ponta Renan Ribeiro colaborou com mais quatro. O time titular do Qatar conta ainda com o levantador sérvio Milos Stevanovic, que esteve em Betim em dezembro com o Al-Rayyan na disputa do Campeonato Mundial de Clubes.
O Qatar também deseja naturalizar mais um brasileiro para defender a sua seleção. O ponta Marcus Vinícius, outro jogador do Al-Rayyan, já foi convidado pelos dirigentes. Durante o Mundial de Betim, ele revelou ao Web Vôlei estar amadurecendo a ideia. No ano passado, ele foi convidado por Carlos Schwanke, seu treinador no Al-Rayyan, para treinar com a Seleção Brasileira durante uma semana, em Saquarema. O técnico brasileiro é também assistente de Renan Dal Zotto desde 2019.
Pelo time australiano, Thomas Edgar teve atuação apagadíssima, com apenas três pontos. O maior anotador foi Beau Graham, com sete.
Com o resultado, o Qatar chegou aos seis pontos na liderança do Grupo B. Nesta quinta, duelo com a Coreia do Sul, segunda colocada, com quatro. Para a Austrália, dois pontos, será preciso vencer a lanterna Índia, e torcer pelos cataris diante dos coreanos para o avanço para as semifinais.