Bruninha Fluminense
Home Destaques Bruninha: documentário sobre a carreira e o caso de doping
Destaques - Fora de Quadra - Superliga - 9 de abril de 2025

Bruninha: documentário sobre a carreira e o caso de doping

Levantadora de 30 anos ficou três anos afastada do esporte e retornou às quadras no início de 2025. Série documental tem 3 episódios


A carreira da levantadora Bruninha, do Fluminense, ganhou uma série documental, com foco no episódio de doping em 2022: “Bruninha por trás do doping” A história é dividida em três episódios (“O começo”,  “O doping” e  “A superação”) e é criada, produzida e dirigida por Mari Mendonça. A estreia está marcada para esta sexta-feira (11/4), através deste site.

A série aborda a história de vida de Bruninha, desde a infância até a atualidade, aos 30 anos. A produção traz, entre outros momentos, o início do amor dela pelo vôlei, curiosidades, a profissionalização, além dos bastidores do exato momento em que a levantadora recebeu a notícia do doping e tudo que ela passou ao longo dos três anos em que ficou suspensa, assumindo o erro pela ingestão de substâncias proibidas.

Com depoimentos de Lays Freitas, Lana Conceição, Pietra Jukoski, Leticia Pequena, Vivian Pellegrino, Guilherme Schmitz, Dr. Gustavo Campos, Paulo Milagres entre outros, a série documental também mostra toda a expectativa da Bruninha para sua volta às quadras e ao time do Fluminense, como o primeiro dia de treino no clube, o primeiro jogo em Bauru e o primeiro Fla x Flu.

Relembre o caso

Bruninha foi condenada, em fevereiro de 2022, a três anos de suspensão por doping pela ABCD (Associação Brasileira de Controle de Dopagem). Exames da levantadora apontaram que ela ingeriu clenbuterol, que auxilia a perda de peso, oxandrolana, que ajuda no ganho de massa muscular, além de metabólitos.

Ela retornou ao Fluminense no último mês de janeiro, durante derrota para o Sesi Bauru por 3 sets a 0, pela terceira rodada do returno da Superliga Feminina.

– Voltar a representar essa camisa foi especial. Apesar de um jogo não tão inspirado da nossa equipe, foi mágico voltar a sentir a energia e o frio na barriga. É muito significativo dar continuidade a minha história no Fluminense. Me identifico muito com o clube e com a torcida, que sempre me abraçou – disse Bruninha na ocasião.

Episódio 1 – O começo

Conheça um pouco da Bruninha criança e de como surgiu seu amor pelo vôlei. As dificuldades ao sair de casa aos 16 anos em busca de seu sonho. O primeiro jogo como profissional. A sensação de jogar ao lado de seus ídolos. O primeiro Mundial de Clubes onde conquistou o vice-campeonato. O crescimento profissional e a errada escolha do doping.

Episódio 2 – O doping

Em que momento se encontrava a carreira da Bruninha e o que a levou ao doping. Como foi receber a notícia e pensar em um futuro sem poder fazer o que mais ama: jogar vôlei. Da aversão ao vôlei, a trabalhar em shopping vendendo tênis, terminar a faculdade e se reinventar: o que a Bruninha fez ao longo dos três anos de suspensão.

Episódio 3 – A superação

A decisão de voltar a jogar vôlei. O primeiro dia da volta aos treinos no Fluminense. A expectativa para o primeiro jogo em Bauru, interior de São Paulo. O primeiro jogo em casa com a torcida tricolor e o primeiro Fla X Flu com a família na arquibancada. Ao final dessa trajetória, o que fica de lição?