André Heller explica escolha por mando de quadra em Belém
Home Copa Brasil Bruninho: emoção na volta a um palco especial
Copa Brasil - Destaques - 14 de fevereiro de 2025

Bruninho: emoção na volta a um palco especial

Campeão olímpico ganhou projeção nacional em Santa Catarina e agora volta ao estado em busca do título da Copa Brasil pelo Vôlei Renata


O campeão olímpico Bruninho tem o privilégio de chamar diversos locais de casa. Um deles é Campinas, onde defende o Vôlei Renata, e outro certamente é Florianópolis. Foram mais de nove anos na capital catarinense, diversos títulos, incluindo cinco Superligas, e, claro, muita história. O levantador tem a oportunidade de se reencontrar com a Região de Floripa na semifinal da Copa Brasil, neste sábado (15/2), quando estará em quadra para defender o time campineiro contra o Itambé Minas, às 21h30, na Arena Multiuso, em São José (SC). O duelo terá transmissão do Sportv2.

Revelado em Campinas, Bruninho seguiu para Florianópolis em 2003, permanecendo até 2012. Lá, além das cinco Superligas, foram seis campeonatos estaduais e uma Copa Brasil, em 2007. Sua última ida para a capital catarinense para jogar, no entanto, foi na temporada 2012/2013, quando defendia no RJX. Apesar do torneio do final de semana não ser especificamente em Florianópolis, o levantador tem boas recordações do local do confronto contra o Minas, já que foi campeão Sul-Americano de Clube em 2009.

– Voltar para Floripa vai ser muito especial. Desde que eu saí do time de lá, em 2012, eu nunca mais consegui voltar jogando para lá. Claro, voltei para visitar meus amigos, que fiz muitos durante todos esses anos, mas voltar para jogar será a primeira vez em quase 15 anos. Lá foi onde eu, praticamente, comecei a jogar profissionalmente. Sei que vai ser muito emocionante voltar para essa arena em São José, onde eu conquistei o Sul-Americano e rever tanta gente que foi tão importante na minha carreira – comenta o levantador, capitão do Vôlei Renata.

Bruninho retornará a São José em meio a uma pequena maratona com o Vôlei Renata. Isto porque a semifinal será o terceiro jogo dos campineiros em uma semana.

– Nesse momento de muitos jogos em sequência, o mais importante é você conseguir fazer tudo aquilo que está dentro do alcance em relação ao descanso, a alimentação, por que tudo isso ajuda na recuperação – diz o levantador.

O Vôlei Renata selou a classificação às semifinais da Copa Brasil depois de derrotar Suzano, por 3 a 2, no Ginásio do Taquaral, em Campinas, no final de janeiro. O time campineiro esteve entre os quatro melhores do torneio em sete oportunidades, a última delas no ano passado. Os campineiros tentam retornar a uma decisão depois de dois anos. Foram 3 disputas de títulos: 2015, 2016 e 2022.

– Jogar nesse nível de alto rendimento e com partidas nessa intensidade, você tem de estar sempre com o máximo de energia possível. Isso é algo fundamental em semanas como essa, onde a tensão é ainda maior. Uma semifinal que cria ainda mais essa tensão, mas acho que não tem nada melhor do que jogar. Quem é competitivo assim como eu, como os outros jogadores aqui do time, nós somos feitos para isso, para jogos dessa magnitude – acrescenta Bruninho.

As equipes vem de confronto recente na Superliga Masculina. No último sábado (8/2), no Taquaral, o Vôlei Renata levou a melhor e venceu por 3 a 2.

– Eu acredito que são partidas diferentes. Cada partida é uma nova história. Não dá para se ater ao que aconteceu aqui no último jogo aqui em Campinas e sim criar uma nova história a partir de agora. As equipes se conhecem muito. Hoje em dia, com os estudos, os treinadores conhecem cada detalhe, então o que faz a diferença é que cada um consiga estar focado e concentrado no dia. A gente viu o equilíbrio que teve nessa última partida em Campinas e tenho certeza que em São José não vai ser diferente, o equilíbrio vai ser muito grande. Eles tem um poderio de saque e ataque muito forte, assim como nós temos. Tenho certeza que para quem acompanhar vai ser um jogo muito bacana – encerra o levantador.

O Vôlei Renata embarcou para Santa Catarina, menos de 24 horas depois de derrotar o Viapol/São José, por 3 a 0, fora de casa, no final da tarde de quinta-feira (13/2). Os campineiros realizam duas sessões de treino nesta sexta-feira na Arena Multiuso, em São José, e uma no sábado, também no local da partida.