
Bulgária oficializa italiano como novo técnico da seleção feminina
A Bulgária tem um novo treinador para a seleção feminina de vôlei: o italiano Marcello Abbondanza, atual comandante do Fenerbahce. Ele substituirá Antonina Zetova, que deixou o cargo após uma temporada de trabalho. O contrato terá dois anos de duração com opção de extensão por um ano.
Será a segunda passagem dele no comando da Bulgária, depois de liderar a seleção de 2011 a 2014. De acordo com a federação, várias metas foram traçadas para Abbondanza nos próximos anos.
– Em primeiro lugar, precisamos manter nosso lugar na VNL (13º lugar) e terminar entre os 10 primeiros no Campeonato Europeu de 2026 – disse Lyubomir Ganev, presidente da federação.
– Em 2027, nosso objetivo será estar entre os 12 primeiros da VNL e entre os 12 primeiros do Campeonato Mundial. No ano seguinte, pretendemos nos classificar para as finais da VNL e ficar entre os oito primeiros do Campeonato Europeu. O importante é criar uma equipe que possa disputar as Olimpíadas em 2032. Então, precisamos estar entre os 15 melhores do mundo – completou.
CENÁRIO ATUAL
No início de 2025, a Bulgária estava em 20º lugar no ranking mundial. Depois de terminar em 13º na VNL entre 18 equipes, a equipe fez um Campeonato Mundial ruim na Tailândia (27º lugar), caindo para o 25º no ranking da FIVB. Enquanto isso, a seleção juvenil búlgara alcançou um resultado histórico ao conquistar o título do Campeonato Mundial sub-19, um ano após seu triunfo como campeã europeia sub-18.
– Obviamente, uma nova geração talentosa está crescendo, que já está mostrando resultados sólidos nos Campeonatos Europeu e Mundial. Acredito que podemos crescer juntos – tanto eu como treinador quanto a equipe como tal. O potencial existe, mas levará tempo, perseverança e trabalho. Estou convencido de que esta equipe pode crescer para competir com as principais potências da Europa – disse o técnico.


