Walewska
Home Destaques Campeões olímpicos comparecem ao adeus à Walewska
Destaques - Seleção Brasileira - 23 de setembro de 2023

Campeões olímpicos comparecem ao adeus à Walewska

O corpo da campeã olímpica Walewska foi velado e sepultado neste sábado em BH


O corpo da ex-central da Seleção Brasileira Walewska, que faleceu na última quinta-feira, aos 43 anos, após cair do 17º andar do prédio onde morava em São Paulo, foi velado e sepultado na manhã deste sábado (23.09) no Cemitério Bosque da Esperança, em Belo Horizonte (MG), sua cidade-natal, e onde vivem os pais Maria Aparecida Moreira e Geraldo Vieira de Oliveira.

Ex-jogadores da Seleção Brasileira e amigos da Walewska como Fofão, Sheilla, Fabi, Mauricio, Anderson e Suellen foram alguns dos atletas que comparecerem ao velório. A morte da campeã olímpica (Pequim-2008) está sob investigação pela Polícia Civil de São Paulo. As jogadoras do Brasil, que disputam o Pré-Olímpico no Japão, querem homenagear Walewska com a busca da vaga para os Jogos de Paris-2024.

O marido da jogadora, Ricardo Alexandre Matos,  não compareceu ao velório. Nos últimos anos, segundo declarações dele registradas no Boletim de Ocorrência, o casal vinha tendo problemas de relacionamento. Mendes disse à Polícia que “não estava feliz ao lado dela” e que já teria decidido pedir o divórcio.

Ainda de acordo com o Boletim de Ocorrência, Mendes contou que o relacionamento foi se desgastando por diversos problemas “por ela ser compulsiva por compra” e estar dilapidado boa parte do dinheiro que eles conseguiram durante os anos de relação”, disse. “Nos últimos meses, a relação já estava bem desgastada e que ocorriam pequenas discussões, mas nada agressivo. Ele reforçou que não estava feliz ao lado dela e queria o divórcio para seguir um novo caminho”, completou Mendes, segundo o documento.

Mãe de Walewska, Aparecida Moreira relembrou o último encontro com a filha cinco dias antes da tragédia , no dia 16 de setembro, um sábado, para comemorar o aniversário do irmão da jogadora, Weslley Oliveira, que mora em São Paulo.

– Estávamos em São Paulo no aniversário do meu outro filho. Ela estava com o marido, Ricardo, estávamos todos juntos, em família. Minha filha estava alegre, serena, tranquila. Não entendo o que aconteceu. Vou sentir muita falta. Filha amada, muito querida. A gente vai ter que superar, vai ser muito difícil – disse Aparecida, em entrevista ao site UOL.

Geraldo, pai da Walewska, reforçou que não percebeu sinais de que a filha não estava bem:

– A gente conhece os filhos no olhar, no sorriso, sabe quando tá feliz e satisfeito. Ela estava ótima, sorriso com o coração. Tem muita coisa pra lembrar. Minha filha será lembrada em tudo e pelo legado que ela deixou – revelou, ainda em entrevista ao portal.