Canadá dá trabalho e leva Polônia ao tie-break
Em jogo muito equilibrado, poloneses levaram a melhor de virada
Depois de vencer Holanda e Argentina pelo Grupo C do Pré-Olímpico masculino de vôlei, o Canadá voltou a incomodar um favorito, nesta terça-feira (3/10). A Polônia, campeã europeia, da Liga das Nações e líder do ranking mundial, precisou de cinco sets para ganhar a partida, parciais de 21-25, 25-20, 25-20, 20-25 e 17-15.
O resultado deixa o embolado grupo com os poloneses na liderança, com três vitórias e sete pontos. Logo abaixo aparecem Bélgica, Argentina e Canadá, com dois triunfos cada.
Para superar o aguerrido time canadense, a Polônia precisou de um herói improvável: o ponteiro Bartosz Bednorz. Com Wilfredo Leon e Aleksander Sliwka no banco de reservas e o oposto Lukasz Kaczmarek apagado (apenas nove acertos), Bednorz assumiu a responsabilidade e terminou o duelo com 25 pontos, sendo 19 no ataque, cinco no block e um ace. Na reta final, quem brilhou foi Kamil Semeniuk, autor dos três últimos pontos do time no ataque.
Nos fundamentos, o equilíbrio do jogo foi repetido nos números: 12 a 12 nos bloqueios e 6 a 5 para o Canadá no saque. No ataque, vantagem para os europeus: 62 a 51.
O ponteiro Stephen Maar liderou os canadenses na pontuação, com 19 acertos, três a mais do que o também ponta Eric Loeppky.
Na abertura da rodada do Pré-Olímpico, a Argentina se reabilitou ao bater a Bulgária por 3 a 0, enquanto a Bélgica aplicou o mesmo placar diante da Holanda.