Canadá, na luta por Paris, vence a República Dominicana
Brie se destaca no triunfo por 3 a 0, que garantiu às canadenses os primeiros pontos na VNL
Em busca da classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2o24, o Canadá deu um passo importante e conquistou os seus primeiros três pontos na Liga das Nações (VNL). Na partida que encerrou o terceiro dia da competição, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, as comandadas de Shannon Winzer se recuperaram da derrota para o Brasil na estreia e venceram a República Dominicana por 3 sets a 0, com parciais de 25-20, 25-21 e 25-22.
O público carioca teve a chance de ver novamente em ação a levantadora Brie O’Reilly, do Sesc RJ Flamengo. E a atleta se mostrou muito à vontade diante da torcida brasileira. Na técnica, mostrou precisão. Taticamente, foi objetiva e fez o jogo que o Canadá precisava para se sobressair nos momentos decisivos, fazendo da oposta Kiera Van Ryk e da ponteira Alexa Gray suas bolas de segurança. As duas dividiram o posto de maiores pontuadoras do confronto, com 19 acertos cada. Depois delas, vieram as centrais Jazmine Ruth White e Emily Maglio, com apenas quatro.
Já a República Dominicana, que impressionou na noite anterior ao vencer a Sérvia por 3 sets a 1, não manteve a mesma intensidade. O maior destaque na pontuação foi a oposta Gaila González, com 14. As ponteiras vieram a seguir, desta vez mais discretas: Peña fez 11 e Martínez anotou 10.
As comandadas de Marcos Kwiek começaram bem e fizeram um jogo parelho até a reta final do primeiro set, mas perderam nos erros. A segunda parcial foi de domínio canadense e teve uma reação das caribenhas, mas a dupla Van Ryk e Gray apareceu bem. E na terceira, apesar do melhor início da equipe de Kwiek, as norte-americanas fizeram valer o seu ataque para se sobressair.
Nos números, o Canadá foi superior no ataque, com 43 pontos contra 37 das dominicanas, e no saque, com 4 a 1. Em bloqueios, a disputa foi parelha: 7 a 6 para as canadenses. Nos erros adversários, Brie e companhia cederam 19 e receberam 21.
Com o resultado, o Canadá, em 11º no ranking mundial, se aproximará da Holanda, 10ª colocada e concorrente direta na disputa por uma vaga olímpica.