Canadá vence Cuba e pula para quinto lugar na VNL
Vitória por 3 a 1, em Ottawa, alimenta pretensões dos canadenses na parte de cima da tabela
O Canadá conquistou uma importante vitória na caminhada em busca de um lugar na fase final da Liga das Nações (VNL) masculina. Nesta terça-feira (4/6), a equipe dirigida por Tuomas Sammelvuo somou três pontos ao vencer Cuba em uma partida acirrada, por 3 sets a 1, com parciais de 25-21, 25-27, 25-20 e 28-26, diante de sua torcida, em Ottawa. O resultado fez os canadenses assumirem a quinta colocação geral.
Diante de um adversário direto, o Canadá entrou com tudo e mostrou consistência nos momentos decisivos. O time norte-americano chegou aos 10 pontos e está empatado com a Eslovênia, mas tem uma vitória a menos: 3 contra 4. Cuba, por sua vez, caiu para a sexta colocação, com os mesmos 10 pontos e três resultados positivos, mas em desvantagem no saldo de sets na comparação com os canadenses.
Mesmo com a torcida contra, Cuba vendeu caro a derrota. Na luta por pontos importantes no ranking mundial, visando a classificação para Paris 2024, os comandados de Jesus Angel Cruz Lopez estiveram muito próximos de levar a disputa para o tie-break. Eles venciam o quarto set por 22 a 19. No entanto, cederam a virada e acabaram superados em uma parcial de arrepiar.
Os donos da casa, inflamados pelo apoio do público presente, tiveram uma atuação arrasadora nos bloqueios: 18 a 6. Sete deles foram marcados pelo central Fynnian McCarthy. O ponteiro Eric Loeppky foi o maior pontuador da partida, com 22 acertos, e ainda teve como marca positiva os 62,5% de eficiência nos ataques (20 pontos em 32 ações). Stephen Maar, seu companheiro de posição, veio na sequência, com 20. Do outro lado, Yant (56% de eficiência nos ataques) e López anotaram 19 e 18, respectivamente.