May
Home Destaques Canadenses, treinadas por brasileiros, se reforçam com Misty May
Destaques - Paris-2024 - Praia - 26 de julho de 2024

Canadenses, treinadas por brasileiros, se reforçam com Misty May

Conheça a renomada comissão técnica de Melissa Humana-Paredes e Brandie Wilkerson


As canadenses Melissa Humana-Paredes e Brandie Wilkerson apostam, nos Jogos de Paris, na expertise dos treinadores brasileiros e em uma lenda do vôlei de praia mundial para subirem ao pódio olímpico.

Em busca da primeira medalha da modalidade para o Canadá em 28 anos, elas são treinadas pelos brazucas Marcio Sicoli e Guilherme Tenius, o Fiapo. E recentemente a comissão técnica ganhou o reforço de peso da americana Misty May-Treanor, tricampeã dos Jogos Olímpicos, um dos maiores nomes do vôlei de praia em todos os tempos.

May está em Paris e ajuda nas sessões finais de treinamento da dupla. Uma baita motivação extra para a dupla canadense.

– É superlegal. Ela é uma lenda no esporte, icônica. Até mesmo vê-la é sempre especial e vê-la do outro lado da rede é algo que nunca pensei que teria a chance de acontecer – admitiu Melissa.

– Misty é um pessoa incrível e gosta jogar vôlei. Nós temos uma ótima relação, ela adora o Marcio e se colocou à disposição pra ajudar. Sempre bom ter uma Misty May querendo ajudar, né? – contou Fiapo ao Web Vôlei.

ESPECIALISTAS NOS JOGOS

Sicoli e Fiapo têm mais de 20 anos de experiência em vôlei de praia e de quadra e, juntos, ajudaram equipes a conquistar nove medalhas em Jogos Olímpicos. Como assistente, Sicoli trabalhou com Adriana Behar e Shelda, prata em Atenas-2004. Como técnico, ele levou Kerri Walsh e Misty May ao ouro em Londres-2012, e Walsh e April Ross ao bronze na Rio-2016.

Fiapo foi o fisioterapeuta da Seleção Brasileira feminina de vôlei que conquistou o bronze em Sydney-2000. Ele integrou a equipe masculina nos quatro Jogos seguintes, conquistando duas medalhas de ouro e duas de prata. Ele ainda trabalhou com a dupla americana Alix Klineman e April Ross na preparação para Tóqui. Elas foram campeãs em 2021.

– A experiência deles de terem estado em tantas Olimpíadas e ganhado tantas medalhas é importante para nós – disse Melissa. – Vendo como eles agem em situações de alta pressão, você pode dizer que eles são experientes.

Brandie e Melissa, que se conhecem há mais de uma década, uniram forças no final de 2022. Sicoli foi então convidado a se juntar à equipe. Fiapo se incorporou depois.

– Recebi um telefonema de Brandie me pedindo para treiná-las. O objetivo final era a medalha olímpica – conta Sicoli, que estava atuando no vôlei de praia universitário.

Em 2023, a dupla canadense conquistou a prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Elas competiram em Tóquio com parceiras diferentes, ambas chegando às quartas de final. Atualmente ocupam na terceira posição no ranking mundial.

– Estamos no momento certo – garante Sicoli.