Cartão verde
Home Liga das Nações Cartão verde finalmente aparece na VNL
Liga das Nações - 16 de julho de 2023

Cartão verde finalmente aparece na VNL

Novidade da Liga das Nações de 2023 entrou em ação na disputa pelo bronze


Novidade na fase final da Liga das Nações, o cartão verde finalmente deu as caras em Arlington neste domingo (16/7). Na disputa pela medalha de bronze entre Estados Unidos x Polônia, as campeãs olímpicas assumiram três marcações, evitando assim o desafio eletrônico, e assim foram “premiadas” com o cartão.

A primeira a acusar a marcação e receber o cartão verde foi a levantadora americana Lauren Carlini. A central Ogbogu também recebeu o seu, no início do tie-break. Ausente da disputa por medalhas após perder para a China nas quartas de final, o Brasil esteve representado neste momento inédito na VNL. A árbitra da partida, responsável por aplicar o cartão, foi Angela Grass.

Instituído com o intuito de acentuar o fair play e diminuir o tempo perdido com a checagem eletrônico do desafio de arbitragem, o cartão verde ainda valerá um incentivo financeiro ao time com mais chamadas. A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) distribuirá um prêmio de US$ 30 mil dólares (R$ 144 mil) para a seleção com mais cartões.

Quando incluiu a novidade na regra da VNL deste ano, repetindo experiência de alguns países como Itália e Bulgária, a FIVB disse que estudaria os resultados da ação para estender às demais competições mundiais.