Carutasu, jovem fenômeno romeno, conquista a cidadania turca
Jogadora foi eleita a melhor atleta da Romênia no ano passado
A jovem oposta Alexia Carutasu comemorou, nas redes sociais, nesta quinta-feira, a obtenção da cidadania turca. Destaque da Romênia, a jogadora de 18 anos poderá passar a defender a Turquia em 2024, ano dos Jogos Olímpicos de Paris. Ao fim da quarentena, ela também não contará como estrangeira caso siga atuando por clubes turcos.
Antes da revelação do processo de naturalização, ela foi eleita a melhor atleta da Romênia no ano passado. No país-natal, é apontada como o maior nome do vôlei desde Cristina Pirv.
Carutasu está no vôlei turco desde a temporada 2018/2019, quando chegou às categorias de base do Vakifbank. Entre 2019 e 2021, ela defendeu o Yesilyurt, já atuando entre as adultas. Atualmente, a oposta atua com destaque pelo Gatatasaray. Na classificação do Turco, o time está em sexto lugar, faltando uma rodada para o fim do returno.
Nas estatísticas do Campeonato Turco 21/22, ela aparece em segundo lugar entre as maiores pontuadoras: 504. A líder é a dominicana Gaila Gonzalez, com 571. Carutasu é quarta colocada na média de pontos marcados por set: 5,54. Boskovic, Gonzalez e Fedorovtseva estão à frente dela. A romena naturalizada turca ainda lidera a estatísticas de aces: 57, um a mais do que Fedorovtseva.
Carutasu é inclusive cotada para voltar ao Vakifbank nas próximas temporadas como reserva de Paola Egonu, reforço contratado ao Conegliano.
Vale lembrar que outra jogadora renomada da liga local conquistou a naturalização e poderá atuar pela seleção turca em 2023: a ponta/oposta cubana Melissa Vargas, do Fenerbahce.