
CBS sub-16 teve seis seleções dirigidas por treinadoras
Das 10 equipes que disputam a Divisão Especial do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS) sub-16 feminino, seis são comandadas por mulheres. Em três, a comissão técnica é 100% feminina. Algo raro e bastante relevante no atual cenário da modalidade.
Danielle Lócio (PE), Larissa Souza (MG), Patrícia Dantas (MT), Karina Patrícia (SC), Nathalia Fraga (SP), Vera Saldanha (DF) estão à frente de suas equipes na competição.
“Estamos orgulhosas da representatividade das mulheres nessa competição. É importante mulheres como treinadoras nas categorias de base, não só como auxiliares, mas também no comando, com visão e cargo de liderança”, diz Karina Patrícia de Souza, técnica da seleção catarinense.
“Ser treinadora em um CBS é mais do que ocupar uma função importante, é ocupar um espaço que parecia distante demais. É uma valorização e uma oportunidade para todas as mulheres que atuam na base do voleibol. Para aquelas que estudam, que se dedicam todos os dias, que acreditam na força da coletividade, do trabalho e do amor pelo esporte. O sonho de chegar a seleção brasileira, que por tanto tempo pareceu impossível ou inalcançável, hoje é mais real”, acredita Vera Saldanha, técnica de seleção do Distrito Federal.
“Nos últimos três anos, Pernambuco contornou com uma comissão técnica formada por duas mulheres, Nesse período, subimos da Primeira Divisão em 2023, e ficamos em sexto lugar na Divisão Especial em 2024. Oportunidade e reconhecimento ao nosso trabalho aconteceram de forma progressiva. O mais importante é que somos inspiração para adolescentes e meninas que buscam ser treinadoras”, finaliza Danielle Lócio, técnica da seleção pernambucana.
Porta de entrada para as competições nacionais de voleibol, o CBS é organizado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e reúne cerca de 1300 jovens de até 18 anos em suas 12 etapas. A competição feminina sub-16 termina neste domingo (6/4) em Brasília.