Lucão CBV
Home Superliga CBV anuncia fim dos jogos às 21h30 e novos equipamentos de desafio
Superliga - 27 de dezembro de 2024

CBV anuncia fim dos jogos às 21h30 e novos equipamentos de desafio


A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) anunciou, nesta sexta-feira (27/12), novidades para o segundo turno da Superliga 2024/2025: mais equipamentos do desafio à disposição e realização de partidas mais cedo, acabando com o horário das 21h30 para iniciar um jogo.

De acordo com a entidade, “as novidades vão melhorar ainda mais a experiência de torcedores, atletas, clubes e imprensa a partir do dia 7 de janeiro de 2025”. A mudança no horário das partidas transmitidas de segunda-feira a sexta-feira pelo Sportv era um pedido antigo da comunidade do vôlei. Antecipados em meia hora, os jogos terão início às 18h e às 21h, “trazendo mais conforto para os torcedores que acompanham as disputas nos ginásios e pela TV”, publicou a entidade.

No site oficial, algumas partidas seguem no horário “antigo”. Segundo a CBV, as informações ainda serão atualizadas. A decisão foi resultado da primeira reunião da Comissão de Clubes da Superliga – novidade criada pela CBV para essa temporada. Foram avaliados os jogos das 11 rodadas do turno.

Na disputa masculina, a duração média dos jogos foi de 2h13 (o mais rápido durou 1h07 e o mais longo, 3h46). Na disputa feminina, a média foi de 2h03 (o mais rápido teve 1h22 e o mais longo, 3h01). Após essa análise, a demanda da CBV e dos clubes foi levada ao sportv, que concordou com a mudança.

Para auxiliar a arbitragem serão ainda mais seis equipamentos de desafio comprados pela CBV, totalizando 18 kits à disposição dos clubes. A iniciativa vai otimizar a logística dos deslocamentos, diminuindo o risco de danos em peças. Com um investimento de R$ 4 milhões, a CBV disponibilizou o sistema de Desafio em todas as partidas da temporada, além de assumir os custos de operação do sistema, antes responsabilidade dos clubes. No primeiro turno, foram registrados 734 pedidos de desafio. Desses, 64% confirmaram a decisão da arbitragem. O tempo médio de apuração foi de 42 segundos. A CBV considera esse tempo adequado e seguirá trabalhando para a média se mantenha, mesmo considerando que algumas análises mais complexas exigem um pouco mais de tempo.

– O acompanhamento da Superliga é constante, com avaliações diárias e reuniões periódicas com as partes envolvidas, incluindo a Coordenação do Sistema de Desafio, o Serviço de Estatística e a Comissão Brasileira de Arbitragem de Voleibol. A CBV trabalha para que a maior competição de clubes do país seja cada vez mais moderna, justa e conectada com as demandas de torcedores, atletas, clubes e patrocinadores. A criação da Comissão de Clubes da Superliga se mostrou acertada, e a primeira reunião teve como resultado prático a alteração do horário dos jogos transmitidos pelo Sportv, facilitando o deslocamento dos fãs e permitindo que as partidas que ocorrem em dias úteis terminem mais cedo. Já a ampliação do número de equipamentos de Desafio no segundo turno é fator positivo na elaboração da complexa logística de uma competição desta dimensão – afirma Jorge Bichara, diretor técnico da CBV.