CBV e Riachuelo lançam novo uniforme do Brasil
Inspiração no passado para a criação das peças do vôlei brasileiro em Paris-2024
Em um evento no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e a Bodywork, marca fitness da Riachuelo, apresentaram os uniformes olímpicos de quadra e de praia, nesta noite de quinta-feira (27/6).
“Realizado no Dia do Vôlei, o evento celebrou a história do esporte que já trouxe 24 medalhas olímpicas para o Brasil – 13 na praia e 11 na quadra -, reunindo craques de diversas gerações e homenageando os 40 anos da primeira medalha do Brasil e o bicampeonato da Seleção feminina. O design da nova camisa foi projetado na estátua do Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno. Quatro medalhistas olímpicos foram os primeiros a vestir as peças: Bruno Schmidt (ouro na praia no Rio-2016), Juliana (bronze na praia em Londres-2012), Tande (ouro na quadra em Barcelona-1992) e Virna (bronze na quadra em Atlanta-1996 e Sydney-2000)”, disse a nota oficial.
As peças estão sendo vendidas no site da Riachuelo. A versão da Seleção feminina custa R$ 179,90. A masculina, R$ 199,90. As camisas de praia saem por R$ 119,90 e os tops, R$ 89,90.
– Estamos a 30 dias dos Jogos Olímpicos de Paris. A reta final de uma caminhada que, para a CBV, começou assim que a chama olímpica se apagou em Tóquio. O voleibol brasileiro mais uma vez estará entre os grandes do planeta. Classificamos as duas seleções de quadra. E quatro duplas de vôlei de praia, número máximo que um país pode levar ao evento – disse Radamés Lattari, presidente da CBV. – E iremos muito bem-vestidos! A Bodywork I Riachuelo desenvolveu um uniforme que vai amplificar a força do talento dos nossos atletas. Um uniforme com protagonismo da sustentabilidade, uma das mais importantes pautas do vôlei brasileiro atual. Mas acima de tudo, um uniforme que valoriza a nossa história olímpica. História que começou há 60 anos, com a primeira participação do vôlei nos Jogos de Tóquio. Se consolidou há 40 anos, com a conquista da primeira medalha olímpica do vôlei brasileiro, pela fantástica Geração de Prata. E continua até hoje, com feitos como o bicampeonato olímpico da seleção feminina, que foi mais uma vez lembrado e celebrado
– A Geração de Prata de 84 foi a principal inspiração para a criação do modelo da camiseta desenvolvida especialmente para os Jogos de Paris. Buscamos no passado os símbolos que representaram a força da nossa seleção e que desencadearam muitas conquistas do vôlei brasileiro, sem esquecer de homenagear o país sede, que esse ano comemora 100 anos dos últimos Jogos Olímpicos na França – diz Camila de Paula Souza, gerente de Estilo da BodyWork / Riachuelo.
Moda e sustentabilidade
Os uniformes de quadra e de praia trazem referências ao Brasil e à moda francesa. A frente da peça conta com estampas de losangos, remetendo à bandeira do Brasil e ao Art Déco, movimento parisiense de 1924. Para formar os desenhos geométricos o grafismo, conta com 20 linhas que se cruzam 24 vezes, fazendo referência ao ano de 2024. Nas peças do vôlei de quadra, o número de identificação de cada jogador e a gola em modelo polo foram inspirados nos uniformes das décadas de 80 e 90. Na parte interna da gola, a frase “Contém 40 anos de conquistas olímpicas” celebra o feito da Geração de Prata em 1984.
Para potencializar a performance dos atletas, pela primeira vez na história as camisas de quadra foram confeccionadas com o tecido Paris Eco, desenvolvido com a tecnologia COOLMAX EcoMade da The LYCRA Company, produzido 100% a partir de resíduos têxteis e que oferecem melhor resfriamento contra o calor e maior respirabilidade para o corpo.
– As tecnologias da The LYCRA Company sempre estiveram presentes em grandes eventos esportivos, desde os jogos de inverno de 1968, que também aconteceram na França. Nosso foco além de proporcionar conforto e mais liberdade de movimentos, é colaborar na performance e desempenho dos atletas. O fio COOLMAX EcoMade é um marco para a empresa e é nosso mais novo desenvolvimento nesse sentido – reforça Maria Luiza Amaro, Gerente de Marketing da The LYCRA Company.