CEV
Home Destaques CEV ignora Mineirinho e fala em recorde mundial
Destaques - Internacional - 5 de setembro de 2021

CEV ignora Mineirinho e fala em recorde mundial

Entidade tratou a final do Europeu feminino como maior público da história do vôlei feminino


A Confederação Europeia de Vôlei (CEV) tratou a final entre Sérvia x Itália, nesta sábado, na Stark Arena, em Belgrado, como recorde mundial de uma partida feminina de vôlei, com 20.565 presentes, em um ginásio “indoor”. Segundo a nota oficial da entidade, a partida teria superado o recorde de uma partida universitária nos Estados Unidos, em 2017, na Spring Centre em Kansas City, com 18.516 fãs no duelo entre Nebraska e Florida. Mas parece ter se esquecido de um jogo histórico.

Em 1994, no Ginásio Jornalista Felippe Hanriot Drummond, o Mineirinho, em Belo Horizonte, no Campeonato Mundial feminino, o Brasil enfrentou a China com uma público de 26.500 pessoas, segundo relato da Federação Mineira. É até hoje reconhecido como recorde mundial para uma partida entre mulheres em um ginásio. Um ano depois, em 95, um jogo entre Brasil x Itália, pela Liga Mundial masculina, reuniu 27 mil, batendo também o recorde masculino.

Na época, Bernardinho, técnico da Seleção Brasileira feminina, deu uma entrevista à Rede Minas sobre o recorde.

– No vôlei feminino é a primeira vez que acontece. Recorde mundial sendo batido um depois de outro. A cada dia o público era maior e contra a China culminando com 26 mil pessoas. E de uma forma brilhante. Temos de agradecer a Belo Horizonte e a todo público. Meu muito obrigado. Vamos embora realmente embevecidos de tanto apoio que recebemos aqui. Nunca tinha visto coisa semelhante em nenhum lugar do mundo – disse ele, lembrando da série de jogos disputados em BH, antes da fase final no Ibirapuera, em São Paulo.

Nos últimos anos, jogos de vôlei foram realizados em estádios, principalmente na Polônia, recriando o espetáculo do inesquecível Brasil x União Soviética, no Maracanã, em 1983, com quase cem mil pessoas.

Na nota, a CEV ainda cita o “super sábado” do vôlei europeu, ao somar os públicos dos jogos do Europeu masculino, totalizando 55.149 presentes em ginásios nos jogos.