
Champions asiática define representantes no Mundial feminino
Mais dois representantes da próxima edição do Campeonato Mundial feminino de clubes foram definidos. Neste domingo (27/4) aconteceu a final da Champions League asiática, com o campeão Zhetysu Taldyqorgan, do Cazaquistão, e o VTV Binh Dien Long An, do Vietnã, se garantindo na principal competição internacional.
Na decisão, vitória da cazaques por 3 sets 1, parciais de 25-14, 20-25, 25-23 e 25-18. A ponteira ucraniana e capitã Karyna Denysova liderou Zhetysu com 23 pontos. A oposta Tatyana Nikitina colaborou com 16 pontos. Tran Thi Thanh Thuy, de Binh Dien, marcou 28 pontos, seguida por Vi Thi Nhu Quynh, com 19 pontos.
A Champions League foi criada nesta temporada para substituir o Campeonato Asiático. O grande problema foi a data escolhida, impedindo que os times japoneses participassem por conta do conflito de datas com as semifinais do campeonato local.
Karyna Denysova, de 27 anos, foi eleita a MVP da Champions. Ela também foi reconhecida como uma das ponteiras do time ideal do torneio, juntamente com a levantadora Daria Sharhorodska (Zhetysu), a oposta Tran Thi Thanh Thuy (Binh Dien), a ponteira Vi Thi Nhu Quynh (Binh Dien), as centrais Valeriya Yakutina (Zhetysu) e Tichakorn Boonlert (Nakhon Ratchasima) e a líbero Nguyen Khanh Dang (Binh Dien).
No mês passado, Dentil/Praia Clube e Alianza Lima, do Peru, se garantiram no Mundial pela participação na final do Campeonato Sul-Americano, vencido pelas mineiras.