Champions: começa a fase de grupos no masculino
Confira as equipes na disputa pelo título da Champions League
Vai começar a fase de grupos da principal competição de clubes de vôlei do mundo, a Liga dos Campeões. A competição mais valorizada do continente europeu reúne as maiores potências do esporte, em busca do tão almejado título. Ao todo, 20 equipes correm atrás da “glória” e escrever o nome na história da Champions. Divididos em cinco grupos (A, B, C, D e E) os times farão jogos em turno e returno para se qualificarem aos playoffs da competição.
Para chegar a esse número de equipes, ocorreram fases preliminares, com duas vagas a serem preenchidas (uma direcionada ao Grupo B e a outra para o C). Uma das vagas foi conquistada pelos búlgaros do Hebar, ao derrotarem o Mladost (CRO) nos dois jogos decisivos. A outra vaga ficou nas mãos do Benfica, de Portugal, comandado pelo brasileiro Marcel Matz, que carrega consigo uma legião de brasileiros no elenco. O triunfo benfiquista sobre o Sastamala (FIN) nos dois jogos confirmou a participação da equipe portuguesa no grupo C, junto do Civitanova (ITA), do Tours (FRA), equipe treinada pelo brasileiro Marcelo Fronckowiak e, do Roeselare (BEL).
Com todos os 20 times que seguem em busca do título, confira a distribuição dos grupos:
A: Friedrichshafen (ALE); Jastrzebski (POL); Montpellier (FRA); Novi Sad (SER)
B: Berlin (ALE); Halkbank (TUR); Hebar (BUL); Zawiercie (POL)
C: Benfica (POR); Civitanova (ITA); Roeselare (BEL); Tours (FRA)
D: Karlovarsko (TCH); Menen (BEL); Trentino (ITA); Zaksa (POL)
E: Duren (ALE); Ljubljana (ESL); Perugia (ITA); Ziraat Bank (TUR)
Nessa edição da Champions, os clubes russos permanecem fora do torneio por conta do conflito armado contra a Ucrânia. A suspensão ocorreu em todos os naipes e entrou em vigor durante a última temporada, quando o presidente russo Vladimir Putin declarou guerra. Essa será a primeira temporada desde a era do vôlei moderno que nenhuma equipe russa disputará a Champions. Nestas condições, a fase de grupos da Liga dos Campeões começa amanhã, 8 de novembro. A fase tem caráter classificatório e em confrontos de ida e volta com equipes do próprio grupo os melhores colocados de cada grupo avançam aos playoffs. As três vagas restantes vão para os melhores segundos colocados ao final das seis rodadas desta etapa. A transmissão do torneio é feita pela Confederação Europeia de Vôlei (CEV) na sua plataforma e também no seu canal do YouTube.
Por Robson Leal, em colaboração ao Web Vôlei