Chieri Nicola Negro
Home Destaques Chieri apresenta Nicola: “Ciclo no Brasil foi o mais importante da minha carreira”
Destaques - Internacional - Vaivém - 9 de maio de 2025

Chieri apresenta Nicola: “Ciclo no Brasil foi o mais importante da minha carreira”


A temporada 2025/2026 do Chieri começou nesta sexta-feira (9/5) com a apresentação do técnico Nicola Negro. Após seis anos no Minas, ele volta para a Itália com novo status, com conquistas importantes no currículo e agradecido pelo período vivido no Brasil.

– O último ciclo de seis anos no Brasil foi o mais importante da minha carreira. Os resultados não vêm por acaso e foram seis anos importantes, um caminho que até janeiro parecia ter que continuar, até a decisão de sair. Então, de repente, a importante ligação de Chieri que me surpreendeu. Com esta convocação, tive a oportunidade de voltar à Itália e poder trabalhar com um clube que não improvisa, que está acostumado a planejar e deixar trabalhar. Eu não poderia ter desejado nada melhor – comentou Nicola.

Ele substitui Giulio Cesare Bregoli, com seis temporadas de colaboração com o projeto. Nicola falou sobre a linha de trabalho.

– Terminou um ciclo de vitórias para Chieri e começamos de novo. A equipe também vai mudar muito. Chegarão jovens jogadoras de grande talento, não estabeleceremos limites e veremos o quanto podemos crescer. Queremos continuar competitivos e vamos trabalhar para construir uma nova identidade de equipe, um novo jogo. Será uma preparação claramente atípica: teremos pouco tempo entre meus compromissos com a seleção mexicana e os das meninas – comentou o técnico, antecipando a vontade de estabelecer um estilo de jogo semelhante ao que tinha no Brasil.

– Procuro sempre um jogo agressivo: é um caminho tortuoso, leva tempo e no início da temporada minhas equipes sempre lutam. Tenho consciência de que vamos precisar deste tempo, confio na paciência de todos, mas é um caminho que conheço e que pretendo percorrer. Gostaria de continuar jogando para vencer como tenho feito nos últimos anos. Vamos ousar, talvez cometamos mais alguns erros, mas esse é o objetivo que me propus ao construir a equipe. Vamos trabalhar para chegar o mais alto possível. Conheço os prós e os contras do vôlei que procuro, mas quero arriscar, ousar. Venho de uma equipe que me pediu para vencer e lançar jovens jogadoras, sempre conseguimos fazer coexistir estas duas vertentes: se houver jovens talentos serão bem-vindos e incluídos na equipe principal no futuro. Depois de seis anos no Brasil, eu me sinto um treinador mais maduro do que comecei: minha bagagem profissional, mas também humana, é maior e espero que possa ser um valor agregado para Chieri.

Nicola assinou contrato por duas temporadas. O diretor esportivo Max Gallo fez um balanço do projeto técnico:

– Continuamos na direção que tomamos, que é focar nos jovens talentos, tentando chegar antes dos outros, embora seja cada vez mais difícil. A competição é alta, mas acredito que a nova equipe também se caracteriza por uma mistura de experiência, confirmações e jovens talentos. Acredito que Nicola Negro é a pessoa certa para continuar e aprimorar o que construímos para este ano. Também o escolhemos por sua atenção aos jovens talentos, uma característica que se encaixa bem na política do clube.