Circuito Mundial: brasileiras buscam título em Roland Garros
Etapa Elite de Paris começa nesta quarta-feira e terá o icônico estádio como palco
Roland Garros. O nome que remete ao tênis e a Gustavo Kuerten na mente dos brasileiros pode agora ser também palco de conquistas para o vôlei de praia nacional. A partir desta quarta-feira, quarto duplas do país disputam a etapa Elite de Paris do Circuito Mundial.
A competição na cidade sede dos próximos Jogos Olímpicos começa nesta quarta-feira (28), e o Brasil será representado por quatro equipes femininas: Duda/Ana Patrícia, Bárbara Seixas/Carol Solberg, Elize Maia/Thâmela e Tainá/Vic.
– É muito bacana quando podemos jogar em lugares famosos do esporte, como Roland Garros. E o Brasil tem história aqui com o Guga. Além disso, estamos na cidade que vai receber os próximos Jogos Olímpicos. São vários motivos para inspirar a gente a fazer um bom torneio – afirmou Ana Patricia.
Duda/Ana Patrícia e Bárbara Seixas/Carol Solberg estão garantidas no torneio principal, que começa na quinta (29), em Roland Garros. Já Elize Maia/Thâmela e Tainá/Vic jogam o qualifying nesta quarta-feira (28), no Stade Sand System, em busca de uma vaga na fase de grupos.
As duplas brasileiras já conquistaram 13 medalhas nesta temporada do Circuito Mundial, sendo quatro ouros, três medalhas de prata e seis de bronze. Os primeiros lugares foram com Duda/Ana Patrícia, no Elite de Gstaad (SUI), e Bárbara Seixas/Carol Solberg nas etapas Challenge de Tlaxcala (MEX) e Doha (CAT). A outra dourada veio no masculino, com André/George no Challenge de Itapema (SC).
Este ano, o Circuito Mundial de vôlei de praia adotou novo formato, dividido em etapas Elite, Challenge e Future. As disputas Elite, como esta de Roland Garros, reúnem os 12 primeiros colocados do ranking e quatro duplas vindas do qualifying.
Os Challenges têm 24 duplas no torneio principal, oito delas vindas do qualifying, e são importantes para somar pontos no ranking e entrar na briga por um lugar no Elite. Já os Futures são voltados para o desenvolvimento do esporte e dos atletas.