Circuito sub-21 de vôlei de praia começa nesta sexta
Competição é disputada no Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), no Rio
A temporada 2021 do Circuito Brasileiro de vôlei de praia terá início nesta sexta-feira, com a disputa da primeira etapa sub-21. O torneio será no Rio de Janeiro, na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), e contará com uma novidade no formato: as duplas poderão ser formadas por atletas filiados a federações diferentes. As três quadras terão transmissão no Vôlei de Praia TV (https://voleidepraiatv.cbv.com.br/) e no aplicativo da CBV. A quadra 1 também será transmitida na página da CBV no Facebook.
– A gente inicia a temporada 2021 com o objetivo e os planos de dar abertura cada vez maior para as duplas de base. Este ano, no sub-21, os atletas já podem compor suas parcerias da forma que julguem que vão ser as melhores, sem ser necessariamente do mesmo estado. O sub-21 é muito próximo do adulto, e o que a gente está pensando é em benefícios para complementar essa fase de transição, que é muito desafiadora. É quando o garoto de 20 anos já pega atletas muito experientes, que jogam profissionalmente há mais de 10 anos, e tem uma entrada muito difícil no adulto. A ideia é ter uma conexão dos campeonatos de base com os campeonatos adultos. A gente quer reconhecer o investimento desses atletas – explicou Guilherme Marques, Gerente da Unidade de Vôlei de Praia da CBV.
Até então, a competição sub-21 era disputada por seleções estaduais, como continuará ocorrendo nos torneios sub-19 e sub-17. Na última temporada sub-21, encerrada em julho deste ano por conta da pandemia de covid, o Rio de Janeiro foi campeão no feminino, e Pernambuco conquistou o título no masculino.
– No sub-19 e sub-17 mantém. Isso pode, a princípio, parecer que está amarrando um pouco, mas cria o estímulo e a necessidade de as federações ajudarem na composição, para trabalharem e difundirem mais a disciplina dentro dos seus estados – destacou Guilherme Marques.
A primeira etapa do Circuito Brasileiro sub-21 começa com a disputa do qualifying, fase classificatória, nesta sexta-feira. A partir das 8h (de Brasília), 20 duplas de cada naipe se enfrentam em jogos eliminatórios, com quatro times masculinos e quatro femininos avançando para a chave principal.
A fase de grupos será no sábado, com 16 parcerias de cada naipe, divididas em quatro grupos com quatro duplas. O primeiro de cada chave avança diretamente para as quartas de final. Os segundo e terceiro colocados disputam as oitavas de final.
No torneio feminino, as 12 duplas já garantidas na fase de grupos são Nina/Carolina (RJ), Thainara/Karol (RN/SE), Maria/Julhia (MG/ES), Anne Kolbow/Lara (RJ), Manu Niemeyer/Renatinha (RJ/MS), Izadora/Gabriella (PR), Mafe/Larissa (RJ/CE), Malu Bozzi/Emanuely (MG), Helena/Lari (SC), Mayara/Vitoria Lima (PR/CE), Gabriela/Giovana (PE/PB) e Mayra/Thais (PE).
Os 12 times masculinos assegurados no torneio principal são João Pedro/Lucas Casas (RJ/SC), Gustavo/Denilson (MS/PE), Cadu/Anthony (MS), Lucas Sampaio/Johann (RJ), Dalaqua/Alex (SP/MG), Guilherme/Henrique (PE), Patrick Miranda/Mateus Manaus (PR/AM), Samuel/Nico (SC/RS), Misael/Matheus (SP/RJ), Pablo/Isac (PB), Mateus Dultra/Gabriel Zuliani (CE/PR), Vinicius/Isaque (SC/ES).
O domingo terá as oitavas e quartas de final, além das disputas pelo nono, 11º, 13º e 15º lugares. As semifinais e a final, além das disputas pelo bronze, pela quinta e pela sétima colocações, serão na segunda-feira.