
Colômbia e República Dominicana na final da Copa Pan-Americana
Foram definidas na noite deste sábado (9/8) as finalistas da Copa Pan-Americana feminina de vôlei. O título da edição de 2025 será disputado hoje por Colômbia e República Dominicana, na cidade mexicana de Colima, com técnicos brasileiros no banco de reservas.
Na primeira semifinal, a Colômbia, comandada por Guilherme Schmitz, passou por Porto Rico por 3 sets a 0, parciais de 25-23, 25-17 e 25-17. As portorriquenhas serão adversárias do Brasil na primeira fase do Campeonato Mundial, na Tailândia, a partir do dia 22.
O ataque fez toda a diferença na partida, com 50 pontos colombianos, contra apenas 33 das adversárias. A ponteira Laura Pascua e a oposta Ana Karina Olaya foram as maiores pontuadoras da Colômbia, com 18 pontos cada.
PRESSÃO NAS FAVORITAS
Já na segunda semi, a torcida mexicana começou empolgada, mas viu a reação das favoritas na sequência. Vitória dominicana, de virada, por 3 sets a 1, parciais de 28-30, 25-17, 25-18 e 25-21.
A grande diferença da partida foi a quantidade de erros: 36 das donas da casa e apenas 19 da República Dominicana.
A oposta Gaila Gonzalez marcou 24 pontos para o time dirigido por Marcos Kwiek. Já o México, do técnico italiano Nicola Negro, teve Melanie Parra com 19 acertos.
Todas as semifinalistas estarão no Mundial. Porto Rico está no Grupo C, ao lado de Brasil, França e Grécia. República Dominicana, Colômbia e México estarão juntos no Grupo F, enfrentando ainda a favorita China.