Brasil
Home Destaques Com Roberta e Diana titulares, Brasil vence o Chile na estreia
Destaques - Seleção Brasileira - 19 de agosto de 2023

Com Roberta e Diana titulares, Brasil vence o Chile na estreia

Zé Roberto Guimarães poupou algumas titulares na estreia do Brasil no Sul-Americano


Com algumas mudanças em relação ao time-base que atuou na última VNL, no mês passado, o Brasil venceu o Chile por 3 sets a 0 – parciais de 25-13, 25-11, 25-20 -, na estreia dos dois times no Sul-Americano no Ginásio do Geraldão, no Recife. A torcida pernambucana fez uma bela festa para A Seleção Brasileira no seu segundo torneio do ano. Na Liga das Nações, a equipe verde-amarela foi eliminada nas quartas de final para a China.

Diana foi a maior pontuadora do jogo, com 14 pontos (10 de ataque e 4 de bloqueio). Pontuaram ainda para o Brasil Juia Bergmann, 11 pontos, Carol, com 9, Kisy 8, Rosamaria 7 e Gabi 7. O Brasil cometeu 14 erros de saque e esse foi o ponto negativo da partida.

O Brasil é o maior campeão do Sul-Americano, com 22 ouros e 11 pratas. O torneio é importante para o Brasil manter a hegemonia e também dar ritmo de jogo para o grupo antes da principal competição do ano, o Pré-Olímpico, que acontece em setembro, no Japão, e classifica para a Olimpíada de Paris, no ano que vem.

O técnico José Roberto Guimarães escalou o Brasil com Roberta, Kisy, Carol, Diana, Gabi, Julia Bergman e Nyeme (líbero). Macris e Thaisa, que foram titulares na VNL, ficaram no banco. Na abertura da rodada, a Argentina derrotou o Peru por 3 sets a 1 (25-16, 24-26, 25-23, 25-19).

No terceiro set, o Brasil foi à quadra com Pri Daroit, Rosamaria e Natinha nos lugares de Gabi, Kisy e Nyeme, respectivamente. Depois, Maiara Basso e Tainara também foram para a quadra. O Chile é, em teoria, o adversário mais fraco tecnicamente entre os cinco times que disputam o Sul-Americano e, por conta disso, Zé Roberto aproveitou para dar rodagem para quase todo o banco. Somente Thaisa não entrou hoje.

A escalação da Diana revela a preocupação de Zé Roberto com a ausência da jogada china na VNL, uma jogada importante para prender o bloqueio adversário numa rede complicada, com apenas duas atacantes na frent. Na Liga das Nações, Carol e Thaisa foram as centrais titulares. O problema é que as duas jogam na chamada “rede de três atacantes” nos seus clubes. Depois de perder Carol Gattaz, Lara e Julia Kudiess, todas por lesão e todas especialistas em rede de duas, Zé Roberto ficou apenas com Diana como opção na função.

O Brasil enfrenta a Argentina neste domingo, às 18h30, pela segunda rodada, com transmissão pelo SporTV e pelo canal do Web Vôlei no Youtube (sem imagens). Na sequência, as brasileiras enfrentam Peru e Colômbia. Veja a tabela abaixo.

Confira abaixo a tabela do Campeonato Sul-Americano feminino:

19/8 (sábado)
Argentina 3 x 1 Peru (25-16, 24-26, 25-23, 25-19)
Brasil 3 x 0 Chile (25-13, 25-11, 25-21)

20/8 (domingo)
16h – Colômbia x Chile
18h30 – Brasil x Argentina

21/8 (segunda)
18h – Colômbia x Peru
20h30 – Chile x Argentina

22/8 (terça)
18h – Argentina x Colômbia
20h30 – Brasil x Peru

23/8 (quarta)
18h – Peru x Chile
20h30 – Brasil x Colômbia

Com exceção do primeiro jogo de sábado, o Sportv anuncia a transmissão dos outros nove jogos da competição. O Web Vôlei também transmitirá, sem imagens, os jogos da Seleção Brasileira contra Argentina, Peru e Colômbia.