classificação
Home Destaques Como ficou a briga pela classificação no Grupo A masculino
Destaques - Tóquio-2020 - 30 de julho de 2021

Como ficou a briga pela classificação no Grupo A masculino

Japão e Irã farão um confronto direto na última rodada pela vaga nas quartas de final


Encerrada a quarta rodada do Grupo A do torneio masculino de vôlei dos Jogos Olímpicos de Tóquio, três seleções garantiram classificação para as quartas de final e duas brigarão pela vaga restante.

Polônia, Itália e Canadá já estão na próxima fase. As duas primeiras somam três vitórias em quatro jogos, com os atuais bicampeões do mundo na liderança no desempate por pontos: 10 a 8. Já os canadenses, mesmo com apenas dois triunfos, não podem ser ultrapassados por dois rivais na última rodada.

Nesta madrugada, a Polônia derrotou o Japão por 3 sets a 0, parciais de 25-22, 25-21 e 26-24. Wilfredo Leon foi o maior pontuador do confronto, com 17 acertos: 13 no ataque em 22 tentativas, dois no bloqueio e dois no saque.

Já a Azzurra avançou ao vencer o confronto direto com o Irã por 3 sets a 1, parciais de 30-28, 25-21, 21-25 e 25-21. O ponteiro Juantorena, com 20 acertos, foi o maior pontuador. A preocupação dos italianos é com Zaytsev. Ele sentiu dores na mão durante o terceiro set e não voltou para o quarto.

O Canadá, que venceu a Venezuela por 3 a 0 (25-13, 25-22 e 25-12), avançará mesmo perdendo para a Polônia por 3 a 0 na última rodada. Nos pontos, pode ser ultrapassado por apenas um rival: Japão ou Irã. Ou seja, como as duas seleções se enfrentam, o vencedor passará de fase. Em um hipotético 3 a 2 para os iranianos, imaginando revés canadense para a Polônia por 3 a 0, a classificação terminaria assim:

Canadá: 2 vitórias, sete pontos, nove sets vencidos e nove perdidos
Japão: 2 vitórias, sete pontos, nove sets vencidos e dez perdidos

Insuficiente para os japoneses trocarem de posição com os canadenses. Veja como está a classificação do Grupo A do vôlei masculino nos Jogos Olímpicos.