Conegliano
Home Destaques Conegliano elimina o Vakifbank na Champions
Destaques - Internacional - 29 de fevereiro de 2024

Conegliano elimina o Vakifbank na Champions

Time italiano despachou as atuais bicampeãs europeias


Pela primeira vez desde a temporada 2011/2012, o Vakifbank não será uma das quatro melhores colocadas da Champions League feminina de vôlei. O atual bicampeão foi eliminado, nesta quinta-feira (29/2), pelo Conegliano nas quartas de final.

Jogando em casa, o time italiano  saiu atrás (20-25), mas ganhou dois sets em sequência, parciais de 25-18 e 25-19 e assim avançou antes mesmo de a partida terminar. Na última parcial, apenas protocolar, Giovanni Guidetti colocou reservas em ação e a derrota foi ainda mais impactante: 25-16. Na ida, em Istambul, o Conegliano havia vencido por 3 a 1 e só precisava vencer duas parciais hoje para se classificar.

O início do Vakifbank foi empolgante para a torcida turca. Venceu o primeiro set, sem tantos sustos, e vinha na frente do placar no segundo até o 18-17. Daí para frente foram oito pontos seguidos do Conegliano, com o ataque visitante travando na rede do Jordan Thompson na saída e Alexandra Frantti na entrada.

O terceiro set virou “vida ou morte” para o Vakif. Ele foi equilibrado até o 11-11, quando uma passagem de Kelsey Robinson-Cook pelo saque fez estragos. Duas quinadas de Frantti, entrada de Bianka Busa, Gabi e Thompson sem conseguir virar pelas extremidades. No 15-11, Giovanni Guidetti inverteu o 5-1 pra desempacar a rede. Uma sequência de pontos de Gabi voltou a deixar tudo igual em 16. Novo apagão italiano na sequência, além da perda da líbero Ayca Aykac, com uma lesão, na mão, decretando a classificação do time de Daniele Santarelli.

Gabi foi a maior pontuadora do Vakif, com 13 acertos (11 no ataque, com 44% de aproveitamento, um no bloqueio e um no saque. No passe, a brasileira teve 64% de positividade. Assim como outras titulares, ela jogou três sets. Desempenho abaixo de Thompson (nove pontos e 41% de acerto) e Gunes (apenas dois pontos e 14% de aproveitamento).

Pelo Conegliano, quatro atletas com dois dígitos de pontuação: Isabelle Haak (19), Kathryn Plummer (16), Sarah Fahr (15) e Kelsey Robinson (13). Na semifinal, o time italiano terá outro rival turco pela frente: o Eczacibasi.