Conegliano vira para cima do Vakif na Champions
Haak teve grande atuação na vitória sobre o ex-time, nesta terça-feira
Mesmo jogando em Istambul, na Turquia, o Conegliano mostrou sua força nesta terça-feira (20/2). Vitória de virada sobre o Vakifbank por 3 sets a 1, parciais de 23-25, 25-17, 25-18 e 25-18, na partida de ida das quartas de final da Champions League feminina 2023/2024.
No jogo de volta, na Itália, no próximo dia 29, as donas da casa precisarão vencer dois sets para a confirmação da vaga à semifinal da competição europeia. Para o Vakif, será obrigatória ganhar por 3-0 ou 3-1 para forçar o golden set.
É possível dizer que o Conegliano teve domínio em quase todo o jogo nesta terça. Em todas as parciais, a equipe de Daniele Santarelli saiu em vantagem. Apenas no primeiro o 20-16, já na reta final, não foi suficiente. O Vakifbank, naquele momento, viu o volume de jogo crescer, conseguindo transformar defesas em pontos para a construção da virada.
No segundo e no terceiro sets, a vantagem aberta pelo Conegliano logo no início foi impossível de ser tirada. No terceiro, por exemplo, logo na passagem inicial de Isabelle Haak pelo saque, o time italiano abriu 6 a 0. Daí em diante foi manter a consistência, uma das características deste elenco, para a confirmação da virada.
Já o Vakif sofreu com a falta de efetividade de suas opostas: Thompson foi a titular e fez três pontos nos primeiros sets, enquanto Carutasu entrou nas inversões e passou em branco. O time turco também deu muitos pontos de graça, com toques na rede, bola na antena, erros no ataque, além de sofrer bastante na linha de passe.
Na última parcial, novamente as italianas largaram na frente e souberam sustentar a vantagem, aproveitando-se da grande atuação de Haak e de um rival muito instável. A sueca foi eleita a MVP, ao terminar o confronto com 28 pontos: 21 no ataque, dois no bloqueio e cinco no saque. Gabi, sobrecarregada ofensivamente mais uma vez, foi a maior pontuadora do Vakifbank com 15, todos no ataque.
VAKIFBANK: Ozbay, Thompson, Gabi, Frantti, Gunes, Ogbogu e Aycac (líbero). Entraram: Carutasu, Van Aalen, Cebecioglu, Akbay. Técnico: Giovanni Guidetti.
CONEGLIANO: Wolosz, Haak, Robinson-Cook, Plummer, De Kruijf, Fahr e De Gennaro (líbero). Entraram: Gennari, Lubian, Bugg. Técnico: Daniele Santarelli.