Conheça as irmãs Maccarone, destaques na base
Laura e Marina Maccarone foram destaques em conquista de São Paulo no CBS sub-16
Laura Maccarone tem 14 anos e 1,89m. Marina Maccarone tem 12 anos e 1,84m (e meio, ela destaca). Em comum, além do sobrenome , elas agora têm no currículo o título de campeãs da Divisão Especial sub-16 do Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS). Neste sábado (18/3), as irmãs ajudaram São Paulo a conquistar a medalha de ouro na competição disputada no Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema (RJ).
– Minha mãe jogava vôlei, mas não foi profissional, meu pai jogava basquete, e sempre incentivaram muito para a gente praticar esportes. Eu comecei a fazer circo com quatro anos, e a Marina com três. No vôlei, eu tinha seis anos, e ela cinco – contou Laura. – É muito bom contar com uma irmã do lado, ter uma companheira dentro e fora de quadra sempre, dividir os momentos bons e ruins.
– O nosso bloqueio é pesado. Quem ataca naquele lado, o bloqueio é pesado – brinca Marina.
As duas seguem também os passos da irmã, Anna Luiza, de 17 anos. A jogadora do Sesi Bauru (SP) defendeu a Seleção Brasileira sub-19 no ano passado.
– Ela sempre foi uma inspiração para mim, desde quando ela foi para o primeiro laboratório, até onde ela está agora. Eu me espelho muita nela, no que ela faz e como ela faz – disse Laura.
A conquista neste fim de semana teve um significado a mais. Técnica da seleção sub-17, Fofão esteve presente em Saquarema para acompanhar a competição e observar as atletas.
– Eu não penso muito nisso, eu tento pensar no que eu tenho que fazer. Se eu ficar pensando no que a Fofão vai achar se eu errar um saque, vou ficar nervosa, então tenho que pensar em mim mesma – destacou Marina.
Mas a presença da treinadora já foi o suficiente para elas imaginarem em dividir o período no Centro de Treinamento com a irmã mais velha.
– Minha mãe às vezes fala, já pensou vocês três sendo convocadas, que legal ia ser. Imagina nós três juntas entrando aqui em Saquarema – sonha Laura.
O título de São Paulo saiu com uma vitória por 3 sets a 1 (25/27, 25/19, 29/27 e 25/20) sobre o Rio Grande do Sul. O Rio de Janeiro ganhou o bronze superando Santa Catarina por 3 sets a 0 (25/21, 26/24 e 25/18).
A seleção paulista teve outros destaques além de Laura e Marina. A ponteira Eduarda Zeni, capitã do time, foi a MVP da competição e entrou na seleção do campeonato, que contou com outras duas atletas de São Paulo, a levantadora Mariana Silva e a oposta Heloisa Andrade, além da técnica Nathalia Fraga. A ponteira Camile Strassburger (RS), as centrais Kamilla Galvão (SC) e Vallentina Rohsig (RS), e a líbero Sophia Lima (RJ), completam o time ideal do torneio.
Mato Grosso, Pará e Distrito Federal ficaram nas últimas posições e jogarão a Primeira Divisão na próxima temporada.