Conheça Davi, 2,13m, jovem central brasileiro do Civitanova
Formado no vôlei espanhol, Davi foi titular em jogo com o Perugia neste domingo
O tradicional Civitanova, da Itália, conta em seu elenco para a temporada 2024/2025 com um meio de rede brasileiro pouco conhecido do grande público: Davi Tenório.
Nascido em São Paulo, em 2005, Davi tem apenas 19 anos e mede 2,13m. Ele é o jogador mais novo e o mais alto do atual elenco do Civitanova. Contratado nesta temporada, ele tem um vínculo de três anos com o clube italiano, mesmo prazo do ponta búlgaro Aleksandar Nikolov e do central francês Barthelemy Chinenyeze.
Davi descobriu o amor pelo vôlei aos 12 anos, quando morava em Andorra com a família e ainda jogava basquete. No voleibol, depois de ter atuado no Club Andorra entre 2015 e 2019, ele se transferiu para o clube espanhol Get Blume e depois ingressou nos últimos três anos no Soria, sendo vice-campeão nacional na temporada passada. Com toda a carreira construída na Europa, ele tem a “nacionalidade esportiva” espanhola. Mas no Civitanova, segundo o próprio clube, ele ocupa vaga de estrangeiro de fora da União Europeia.
Nas duas últimas temporadas, Davi teve os primeiros contatos com o Civitanova, ao treinar no verão com os treinadores do clube. Foi observado, monitorado e depois contratado.
– Posso garantir agora que em um futuro próximo ouviremos muito sobre esse garoto, que tem todas as características para se posicionar entre os melhores – disse Beppe Cormio, diretor do Civitanova. – Ele também aparenta ser mais jovem que sua idade cronológica, mas já está preparado fisicamente e terá um amadurecimento fácil.
– Jogar na Itália e fazer parte de um dos clubes mais prestigiados do cenário do vôlei não é apenas meu sonho, mas uma aspiração de qualquer jogador. A emoção que estou sentindo é indescritível – disse Davi, ao ser contratado.
Neste fim de semana, Davi participou de um quadrangular amistoso. Na final, o Civitanova perdeu para o poderoso Perugia por 3 a 2, com a central escalado como titular, substituindo o poupado Chinenyeze, e terminando com seis pontos marcados. Quem viu de perto Davi em ação foi Marcelo Fronckowiak, treinador do Tours, da França, um dos participantes do quadrangular. Nas redes sociais, o brasileiro publicou:
“Brasil e ouso dizer mundo do voleibol. Eis aqui Davi, brasileiro, central, 2,13m, saca viagem e é super coordenado. Enfrentando um super desafio na sua carreira no alto dos seus….19 anos, diretamente da Itália, no grande clube Civitanova. Um prazer encontrar você, Davi. Siga firme e trabalhando bem! Vamos ficar de olho!”, escreveu Fronckowiak.
LISTA DE BRASILEIROS NO CIVITANOVA
Antes de Davi, muitos atletas brasileiros passaram pelo projeto, durante anos chamado de Macerata. Em ordem cronológica: o central Douglas Chiarotti (2002/03), o ponta Nalbert (de 1999/00 a 2003/04), o levantador Mauricio (2004/05), o central Rodrigão (05/06 a 08/09), o ponta Dentinho (2009/10), Davidson Lampariello – atualmente com cidadania italiana – (2011/12 a 2013/14), o levantador Ricardinho (2014/15), o levantado Bruninho (entre 2018 e 2020), o ponta Leal (entre 2018 e 2021) e Lucarelli (21/22).