Convocada a Seleção Brasileira feminina sub-20
Time dirigido por Hairton Cabral tem como foco o Mundial da categoria
A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) anunciou, nesta sexta-feira, a primeira convocação da Seleção feminina sub-20 para a temporada 2021. O técnico Hairton Cabral convocou 20 jogadoras para preparação e ainda convidou mais duas para avaliações. O grupo completo se apresentará no dia 19 de abril, no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ).
Foram convocadas as levantadoras Maria Clara Albretch, Istefani dos Santos, Isis Simonetti e Maria Eduarda Sanglard; as centrais Júlia Kudiess, Lívia dos Santos Gomes Lima, Katia Larissa Machado e Emilly da Silva Nunes; as ponteiras/opostas Stephany Gomes, Ana Luiza Rüdiger, Ana Cecília Lopes, Marcelle de Arruda Mattos, Carolina Grossi, Emanuelle dos Santos de Moura, Gabriela Carneiro, Maria Luiza Bechtel e Jaqueline Schmitz; e as líberos Letícia Moura, Gabriela Santin e Luanna Emiliano. As atletas convidadas são Aline Olegário, central, e Amanda Julião, ponteira/oposta.
Neste grupo, algumas jogadoras tiveram oportunidades de atuar na Superliga, como Júlia no Itambé/Minas, Marcelle no Sesc RJ Flamengo, Letícia (Lelê) no Fluminense, por exemplo.
Após um ano sem competições em razão da pandemia em 2020, o principal compromisso da Seleção sub-20 nesta temporada será o Campeonato Mundial da categoria, que está programado para acontecer entre os dias 9 e 18 de julho na Holanda e na Bélgica. Hairton dará início aos trabalhos com 22 atletas e terá que reduzir o grupo a 12 – até a definição dos que viajam para a competição. O treinador comentou sobre a lista.
– A lista leva em consideração o que foi feito no ano passado com a categoria sub-18. A maioria das meninas que conquistaram o bronze no mundial sub-18 em 2019 foram chamadas. Tivemos a dificuldade de ver elas em ação em campeonatos de base, mas algumas se destacaram em times da Superliga. Nosso objetivo é melhorar a classificação, chegar em uma final. Os desafios deste ano são grandes em razão da pandemia, de qualquer forma vamos fazer o melhor possível para desenvolver um bom trabalho com esta seleção – comentou o treinador.
A comissão técnica da Seleção sub-20 é formada pelo supervisor Caetano Rocha; o técnico Hairton Cabral; o assistente técnico Guilherme Schmitz; o auxiliar técnico Kleber Eduardo Paiva dos Santos; o analista de desempenho Tiago Santos da Costa; o médico Marcus Vinícius Muriano da Silva; o médico fisiologista João Olyntho Machado Neto; o médico cardiologista José Alexandre Tuckamantel Carvalho; o fisioterapeuta Carolos Pires Neto; o preparador físico Adriano Antônio Favaro Roza; a psicóloga Nicole Tauchmann; e o nutrólogo Selênio Campos Filho.