
Copa América: as jogadoras relacionadas pela Seleção feminina
Depois do título do masculina, chegou a vez da Seleção Brasileira feminina disputar a Copa América. Com o objetivo de desenvolvimento do maior número de atletas em jogos de nível internacional, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) optou por enviar a equipe sub-23 do técnico Marcos Miranda, o Marcão, para a competição, em Betim (MG). A estreia brasileira será na quarta-feira (2/7), às 20h, contra a Venezuela, com transmissão pelo Sportv2.
O Brasil será representado na competição pelas levantadoras Maria Clara Carvalhaes e Heloise Soares; as opostas Gabi Carneiro e Jaque Schmitz, as ponteiras Maria Clara Andrade, Camilly Salomé, Ana Rudiger e Stephany, as centrais Adria, Juju, Thays e Livia e as líberos Lelê e Sophia.
– A Copa América é uma competição importante e que vem num momento muito bom. Vai servir como uma preparação para os Jogos Pan-Americanos Junior, vamos poder dar rodagem para as atletas. É muito importante que elas tenham essa experiência de jogos internacionais, visando o desenvolvimento e, quem sabe, futuramente, poderem atender a seleção adulta. Teremos adversários tradicionais e que vêm evoluindo bastante dentro do contexto mundial do voleibol, como Venezuela, Peru e Argentina – disse Marcão.
Capitã da seleção na competição, a central Juju destacou o período de treinos no Centro de Desenvolvimento do Voleibol Saquarema Enel Brasil. Mineira, ela também comentou o fato de estar jogando com a presença da família e amigos, em Minas Gerais.
– É sempre muito gratificante representar a Seleção Brasileira. Estamos aproveitando o período de treinos para nos conhecermos, fazermos alguns ajustes e nos prepararmos da melhor maneira para os campeonatos da temporada. Estamos bem animadas para a Copa América. Eu, particularmente, por ser mineira e de um lugar próximo a Betim, vou me sentir em casa. Poder ter a família, os amigos e o povo mineiro, que é muito receptivo, torcendo por nós vai ser muito bacana – comentou Juju.
Pela primeira vez representando a seleção em competições, a ponteira Maria Clara Andrade, que joga nos Estados Unidos, se mostrou muito animada com a oportunidade.
– Essa é a minha primeira convocação para a seleção e eu não tenho palavras pra descrever a minha gratidão pela oportunidade de representar o meu país. Tem sido muito produtivo, estou ganhando experiência. Eu nunca joguei uma Superliga, estou no college, nos Estados Unidos, e as meninas têm essa experiência. Então está sendo muito bacana para mim, estou feliz de fazer parte desse grupo. Participar dessa Copa América vai ser importante para o nosso desenvolvimento, entrosamento e ritmo de jogo. Enfrentar seleções fortes na competição vai nos ajudar muito – contou ela.
Confira a tabela do Brasil na Copa América:
2/7 (quarta-feira) Brasil x Venezuela, às 20h
3/7 (quinta-feira) – Brasil x Peru, às 20h
5/7 (sábado) – Brasil x Chile, às 16h
6/7 (domingo) – Brasil x Argentina, às 16h