Copa Brasil: Sada/Cruzeiro bate o Sesi e é pentacampeão
O Sada/Cruzeiro foi campeão nas edições de 2014, 2016, 2018, 2019 e 2020
O Sada/Cruzeiro derrotou o Sesi SP por 3 sets a 0 – parciais de 25-23, 25-22 e 25-12 -, na noite deste sábado, em Jaraguá do Sul (SC), e conquistou o quinto título da Copa Brasil da sua história – foi campeão também nas edições de 2014, 2016, 2018 e 2019.
O Sesi buscava o caneco inédito. Das oito derrotas do clube paulista em finais nacionais, seis foram para o Sada/Cruzeiro – três na Copa Brasil e três na Superliga.
Foi o 36º título da história do time mineiro, que chegou até agora em 43 finais das 49 competições disputadas. Depois de dois sets equilibrados, a equipe de BH atropelou os paulistas na terceira parcial: 25 a 12.
O oposto Luan foi novamente titular, assim como na semifinal, depois de Evandro sentir um incômodo nas costas. E ele fez mais uma boa partida, terminando como maior pontuador da equipe celeste ao lado de Isac, ambos com 13 pontos cada. Alan, do Sesi-SP, foi o maior pontuador da partida, com 18 acertos.
O que impressiona é que entra jogador, sai jogador, muda o time e o nível da equipe celeste se mantém ao longo dos anos. Foram 7 mudanças no grupo atual em relação ao da Superliga passada. Tudo isso sob o comando do técnico argentino Marcelo Mendez, que completou, em novembro do ano passado, 10 anos vestindo a camisa azul.
Poucos erros
Um time de poucos erros, de saque forte, que complicou o passe adversário – sua marca registrada – e que, com isso, conseguiu postar bem o seu eficiente bloqueio e pressionar o adversário. Assim podemos resumir a atuação do Sada/Cruzeiro contra o Sesi hoje.
Com Cachopa inspirado – jogando com o meio mesmo com o passe fora da rede – e o argentino Facundo Conte dando show, foi impossível parar os mineiros neste sábado.
O primeiro set foi o mais equilibrado. Após uma jogada polêmica, que permitiu o empate cruzeirense em 23 a 23 – William fez um levantamento, a câmera do SporTV mostrou claramente a invasão do canadense Perrin por cima – ele chegou a tocar na bola após o levantamento -, mas como não há vídeo check para esse tipo de infração, o juiz não invalidou o ponto cruzeirense. Jogadores e comissão técnica do Sesi reclamaram muito. O lance acabou destabilizando o time da Vila Leopoldina, que acabou perdendo a parcial por 25 a 23.
No segundo set, o Sesi abriu três pontos de frente (11 a 8), depois manteve a vantagem em 16 a 14. Mas, com dois pontos de bloqueio, o Cruzeiro empatou (16 a 16), depois virou, e comandou o placar até ganhar por 25 a 22.
Passeio
O terceiro set foi um atropelamento. Abatido, o Sesi não conseguia reagir e fugir da boa marcação cruzeirense. Cachopa foi para o saque e abriu 10 pontos de frente. Rubinho tentou de tudo, tirou William e Fábio e colocou Brasília e Vitor Birigui, mas não tinha como parar o rolo compressor azul.
O Sada/Cruzeiro eliminou o Sesc RJ na primeira semifinal, sexta-feira, e o Sesi passou pelo EMS Taubaté, pelo mesmo placar, na outra partida.
O time mineiro volta a se concentrar agora na Superliga 2019/2020. O próximo adversário é o Vôlei UM/Itapetininga, sábado (1º/02), no Ginásio do Riacho, em Contagem (MG), pela terceira rodada do returno, com transmissão pelo SporTV 2. Confira aqui a classificação.
O Sesi inicia a disputa da Libertadores de Vôlei, na próxima terça-feira. Veja aqui a tabela.
Supercopa
A CBV anunciou, neste sábado, que a cidade de Gramado será a sede da Supercopa, em setembro deste ano. A Supercopa é um torneio de jogo único, que coloca frente a frente o campeão da Copa Brasil (Sada/Cruzeiro) e o campeão da Superliga. Atualmente, o time mineiro é o líder da competição. O Taubaté ficou com o título da Supercopa do ano passado, após vencer justamente a equipe celeste na decisão.
Copa Brasil Feminina
A cidade de Jaraguá do Sul receberá também as finais da Copa Brasil Feminina, que acontecem sexta-feira (31) e sábado (1º). Confira aqui a tabela com os confrontos e a transmissão.
TODOS OS CAMPEÕES DA COPA BRASIL
2007 – Cimed (SC), em Joinville (SC)
2014 – Sada Cruzeiro (MG), em Maringá (PR)
2015 – EMS/Taubaté/Funvic (SP), em Campinas (SP)
2016 – Sada Cruzeiro (MG), em Campinas (SP)
2017 – EMS/Taubaté/Funvic (SP), em Campinas (SP)
2018 – Sada Cruzeiro (MG), em São Paulo (SP)
2019 – Sada Cruzeiro (MG), em Lages (SC)
2020 – Sada Cruzeiro (MG), em Jaraguá do Sul (SC)
Por: Patricia Trindade