Copa da Turquia: THY tenta desbancar gigantes
Semifinais acontecem neste sábado, em Ankara
A Copa da Turquia feminina conhecerá neste fim de semana, em Ankara, o campeão da temporada 2023/2024. E o THY tenta encerrar a hegemonia dos três maiores e mais ricos clubes locais.
Até hoje, Vakifbank e Eczacibasi venceram a competição nove vezes cada um. O Fenerbahce, por sua vez, levantou o caneco em três oportunidade. Nas edições mais recentes, o Vakif faturou o tri de forma consecutiva.
Neste sábado, as semifinais começam com o THY enfrentando o Fenerbahce, a partir das 9h (de Brasília). Primeiro colocado do Campeonato Turco, o Fener vem da eliminação em casa nas semifinais da Champions League nesta semana diante do Milão. E ainda perdeu para o THY no encontro mais recente, mostrando bem mais oscilações do que no começo da temporada.
O time de José Roberto Guimarães vive o melhor momento em 2023/2024. Com Macris como titular, o treinador encontrou a formação ideal com Neri Ozsoy e Julia Bergmann nas pontas, além do grande momento de Kiera Van Ryk. Entra como azarão, mas certamente com mais respeito do adversário.
Na sequência, ao meio-dia, será a vez de mais um clássico entre Eczacibasi e Vakifbank. O time de Boskovic caiu na Champions no meio da semana diante do Conegliano, mostrando outra vez ser muito dependente da oposta. Neste sábado, precisará que as pontas e centrais dividam o protagonismo com a estrela da companhia.
Atual bicampeã da Champions, o Vakif caiu cedo no torneio europeu (quartas de final) e é outro time com extrema dependência de uma atleta: Gabi. Nos bons momentos na temporada, a capitã teve apoio de Frantti para sustentar uma linha de passe que permita a Ozbay usar mais as centrais.
Segundo o site oficial, a Copa da Turquia terá transmissão da TRT Spor. Os vencedores da semi jogarão a final no domingo.