Cuba
Home Destaques Cuba salva match sets e vence tie-break eletrizante
Destaques - Liga das Nações - 25 de junho de 2023

Cuba salva match sets e vence tie-break eletrizante

11-14, dois desafios certos e aces de Herrera na reta final do tie-break


Cuba e Bulgária fizeram um dos jogos mais emocionantes da Liga das Nações masculina em 2023. Em Orleans, na França, neste domingo (25/6), vitória dos caribenhos no tie-break, parciais de 23-25, 25-19, 25-20, 16-25 e 18-16, em um duelo direto contra o rebaixamento.

Esqueça os altos e baixos de ambas as seleções em quatro sets e foque apenas no último. Os búlgaros tiveram 14 a 11 e assim três match points. Lopez salvou o primeiro no ataque e foi para o saque. Na sequência, Melgarejo colocou um contra-ataque no chão. No ponto seguinte, Atanasov atacou duas vezes para fechar, mas os cubanos defenderam até Melgarejo empatar em 14-14.

O desafio eletrônico, então, foi o protagonista. No 15-14 e no 16-15, a Bulgária chegou a comemorar a vitória nos dois match points. Mas os cubanos fizeram dois pedidos certos para um toque no bloqueio (Herrera havia atacado para fora) e depois um toque na rede do block búlgaro. Com o placar empatado em 16-16, o oposto Hererra foi para o saque. E anotou dois aces consecutivos em cima do líbero Salparov, para fechar a partida e fazer o ginásio explodir em comemoração da torcida local, em peso, ao lado dos cubanos.

Na entrevista pós-jogo, o oposto canhoto resumiu qual era o sentimento naquele momento decisivo:

– Eu gosto da pressão. Em momentos assim, sou eu contra o mundo.

Herrera terminou como o maior pontuador de Cuba e da partida, com 27 pontos: 21 no ataque, com 58% de aproveitamento, e mais seis no saque. O ponteiro Lopez veio a seguir, com 19, 17 no ataque. Pelo lado búlgaro, o ponta/oposto Aleksandar Nikolov anotou 23.

A virada é um alívio para Cuba, que somava apenas uma vitória na competição, sobre o Brasil, em Ottawa (CAN). Na VNL masculina, seis países apenas lutam contra o rebaixamento para a Challenger Cup: Bulgária, Canadá, China, Cuba, Holanda e Eslovênia.

Holandeses e eslovenos já estão livres e na briga por vaga nas finais. Os demais, todos com oito jogos já disputados, terão uma semana 3 de fortes emoções. O pior colocado entre eles será rebaixado.

Cuba: 2 vitórias e 5 pontos
Canadá: 2 vitórias e 5 pontos
China: 2 vitórias e 5 pontos
Bulgária: 1 vitória e 6 pontos