Cuba supera os tchecos e segue na briga por vaga olímpica
Depois de virar o primeiro set, Cuba foi dominante na sequência da partida
Cuba manteve vivo o sonho de conquistar uma vaga em Paris-2024. Na tarde desta terça-feira (3/10), no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, pelo Grupo A do Pré-Olímpico masculino de vôlei, a seleção caribenha levou a melhor sobre a República Tcheca por 3 sets a 0, parciais de 26-24, 25-21 e 25-21.
Foi o segundo resultado positivo de Cuba em três rodadas (passou pela Ucrânia e caiu diante da Alemanha). Já os tchecos, que quase surpreenderam o Brasil, somam três derrotas e não têm mais chances de classificação.
O poderoso trio de extremidades foi o destaque cubano. O oposto Herrera liderou a partida com 16 pontos, todos eles no ataque, com 72% de aproveitamento. Os ponteiros Lopez e Yant vieram na sequência, com 14 e 13, respectivamente.
O jogador do Sada Cruzeiro fez 12 pontos no ataque, com 70% de acerto, além de dois aces. O ataque, inclusive, fez total diferença nos fundamentos, com 49 pontos para Cuba. Os tchecos somaram apenas 28.
– Estou muito feliz pela partida. Precisávamos muito da vitória hoje. Nós conversamos muito sobre mudar a cabeça para conseguir os bons resultados e conseguimos – disse Lopez ao Sportv.
Vale lembrar que a seleção cubana voltou a ter Taboada como levantador titular, já que Thondike, que saiu jogando nas outras partidas, sentiu o tornozelo no duelo contra a Alemanha.
Nesta quarta-feira, pela quarta rodada do Pré-Olímpico, às 17h, Cuba voltará à quadra para enfrentar o lanterna Qatar. Já a República Tcheca duelará com o Irã, às 10h.