Cuba
Home Destaques Cuba surpreende a Itália e embola grupo do Brasil
Destaques - Internacional - Paris-2024 - 7 de outubro de 2023

Cuba surpreende a Itália e embola grupo do Brasil

Contas poderão ser feitas para definir a classificação de uma seleção para Paris-2024


Cuba manteve a esperança de se classificar para a Olimpíada de Paris-2024 no torneio masculino de vôlei. Na tarde deste sábado (7/10), vitória surpreendente sobre a Itália por 3 sets a 1, parciais de 25-22, 21-25, 27-25 e 29-27, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, com muito apoio da torcida brasileira.

O resultado deixou a briga por vagas em Paris-2024 ainda mais acirrada no Grupo A do Pré-Olímpico, podendo ser decidida até nos pontos average (divisão dos pontos vencidos pelos perdidos). Considerando que a Alemanha deve se classificar vencendo o Qatar, mais tarde, restará uma vaga. O Brasil tem cinco vitórias e 13 pontos. Vitória por qualquer placar, neste domingo, às 10h, garantirá os donos da casa na Olimpíada.

Daí para frente é preciso pegar a calculadora. Itália e Cuba têm campanhas idênticas: quatro vitórias, duas derrotas, 12 pontos e o mesmo set average: 2,00. A diferença entre eles estão nos pontos average: 1,117 para os europeus e 1,036 para os caribenhos.

Assim, qualquer vitória da Itália sobre o Brasil não será suficiente para garantir a vaga, sem saber o resultado de Cuba, que enfrentará o Irã, a partir das 13h30.

E existe uma chance de tríplice empate entre brasileiros, italianos e cubanos. Para isso, a Azzurra precisará vencer por 3 a 2, com Cuba ganhando dos iranianos no tie-break. Neste cenário, o trio terá cinco vitórias e 14 pontos. E será decisão irá para os sets average. O Brasil terminaria com 1,63, eliminado, com Cuba e Itália empatando em 1,88. E para definir a vaga entre italianos e cubanos teria de se apurar a divisão de pontos ganhos pelos perdidos.

Para avançar sem fazer mais contas, Cuba precisa vencer por 3 a 0 ou 3 a 1, desde que a Itália vença o Brasil no tie-break.

– Torcida deu muita força para mim. Nos apoiaram muito e creio que curtiram. Agradeço pelo apoio. Conseguimos uma vitória importante, tem que acontecer muita coisa, mas estamos ainda na briga – disse Lopez, maior pontuador da partida contra a Itália com 23 acertos, 22 deles no ataque, com 55% de aproveitamento.