De Cecco
Home Destaques De Cecco será porta-bandeira da Argentina em Paris
Destaques - Paris-2024 - 3 de julho de 2024

De Cecco será porta-bandeira da Argentina em Paris

Levantador foi o escolhido para a Cerimônia de Abertura dos Jogos


Rocío Sánchez Moccia, medalhista de prata em Londres-2012 e Tóquio-2021 no hóquei na grama, e Luciano De Cecco, medalhista de bronze em Tóquio com a seleção de vôlei, serão os porta-bandeiras argentinos na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris. O anúncio aconteceu nesta quarta-feira (3/7).

Em Paris-2024, Jogos Olímpicos terão pela primeira vez na história a paridade de gênero. A edição francesa ainda vai repetir a presença de dois porta-bandeiras no desfile de abertura, iniciativa que começou nos Jogos da Juventude de Buenos Aires, em 2018.

O processo de eleição dos porta-bandeiras argentinos teve duas etapas. Em primeira instância, as Federações Nacionais poderiam propor dois atletas candidatos das respectivas modalidades, um masculino e uma feminino. Em seguida, as candidaturas recebidas foram submetidas à Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Argentino, que analisou e realizou uma eleição entre seus membros, para finalmente informar para a diretoria quatro atletas (dois homens e duas mulheres). Com este relatório, o Conselho de Administração do Comitê definiu quem seriam os escolhidos.

Sánchez Moccia, de 36 anos, é a capitã e a jogadora mais experiente da equipe comandada por Fernando Ferrara. Com mais de 250 partidas internacionais com a camisa das Leoas, ela disputou três Jogos Olímpicos e conquistou duas medalhas de prata. Ainda virou referência por voltar ao esporte depois de ser mãe.

De Cecco, por sua vez, é o capitão da seleção dirigida por Marcelo Mendez. Aos 36 anos, ele disputou três Jogos Olímpicos e conquistou a medalha de bronze em Tóquio, enquanto ficou em quinto lugar em Londres-2012 e na Rio-2016. Nesta semana, foi divulgada uma entrevista com ele revelando ter enfrentado a depressão depois de ganhar a medalha de bronze em 2021.

Rocío Sánchez Moccia e Luciano De Cecco liderarão a delegação argentina composta por 135 atletas que participarão de 25 modalidades na capital francesa.