De Gennaro
Home Internacional De Gennaro, agora campeã de tudo, se despede no auge
Internacional - 8 de setembro de 2025

De Gennaro, agora campeã de tudo, se despede no auge


Um título do Campeonato Mundial feminino de vôlei como presente de despedida para uma das maiores de todos os tempos. Assim a Itália encarava a competição encerrada neste domingo (7/9), em Bangkok, na Tailândia, para fechar com chave de ouro, literalmente, a trajetória de Monica De Gennaro.

E foi exatamente assim que aconteceu. A Azzurra conquistou seu quarto título em menos de um ano e meio, ratificou a atual hegemonia no cenário internacional e viu uma de suas referências se aposentar da seleção no auge.

Durante a última Liga das Nações, Moki, como é carinhosamente chamada, deu uma entrevista na Itália admitindo que o Mundial seria sua despedida. Ela não voltou a tocar no tema desde então. Mas rompeu o silêncio ontem ao falar com a RAI, ainda em quadra, após a vitória sobre a Turquia por 3 a 2.

– Só de poder terminar aqui com uma final foi uma coisa única. Vencê-la e levar a única medalha que faltava. Acho que não posso terminar de melhor maneira – comentou De Gennaro, de 38 anos.

– Terminar assim é algo lindo, mesmo que no momento eu não consiga entender o que realmente aconteceu. Agora é difícil encontrar as palavras certas. Estávamos vindo de um esforço importante na semifinal, elas (as turcas) estavam em grande forma e jogaram muito bem, colocando-nos em grandes dificuldades. Estávamos em dificuldade, mas não sabemos como saímos, talvez graças ao esforço que colocamos nos treinos todos os dias. Agora só posso dizer que estou muito feliz – finalizou.

No currículo, a líbero agora soma pela título um título olímpico, um mundial, um europeu, uma Copa do Mundo, além de três VNL´s. Pelo Conegliano, mais um caminhão de conquistas, com destaque para três edições da Champions League e mais três do Mundial de Clubes.