Turquia
Home Destaques De virada, a Turquia bate a Sérvia e é campeã europeia pela primeira vez
Destaques - Internacional - 3 de setembro de 2023

De virada, a Turquia bate a Sérvia e é campeã europeia pela primeira vez

Pela primeira vez na história, a Turquia conquistou o Campeonato Europeu


A Turquia conquistou o inédito título do Campeonato Europeu Feminino de Vôlei ao derrotar a Sérvia por 3 sets a 2, de virada – parciais de 25-27, 25-21, 22-25, 25-22, 15-13 -, na cidade belga de Bruxelas, na tarde deste domingo, dando continuidade a uma temporada praticamente perfeita até agora, sob o comando do recém-chegado  treinador italiano Daniele Santarelli. Na abertura da rodada, a Holanda derrotou a Itália e ficou com o bronze.

Contando com a maioria esmagadora da torcida no ginásio, a Turquia incendiou a arquibancada a partir do segundo set, quando imprimiu um ritmo forte no saque e no ataque para vence as atuais bicampeãs mundiais.

No duelo das melhores opostas da atualidade, Vargas levou a melhor. Terminou a partida com 41 pontos, contra 37 de Boskovic. A cubana teve 55 por centro de aproveitamento no ataque.

A Sérvia protagonizou uma virada bonita no terceiro set. A parcial estava empatada em 6 a 6, mas depois do rali mais bonito do jogo, a Turquia passou à frente, se empolgou e abriu 11 a 6. O set parecia perdido, mas as sérvias buscaram o placar. Numa ótima passagem de Popovic pelo saque, as atuais bicampeãs mundiais viraram em 21 a 20 e venceram.

A Sérvia, no entanto, sentiu o saque turco e comprometeu a recepção nos dois sets seguintes, levando o jogo para o tie-break. No quinto set, Boskovic não conseguiu ser decisiva. Errou bolas que normalmente não erra, enquanto Vargas jogou mais solta, com o bloqueio quebrado, para fazer novamente a diferença para o time turco e ganhar o jogo  por 3 a 2.

Essa foi a terceira vez que a Turquia chegou à final do Europeu. Em 2003, perdeu para a Polônia e em 2019 ficou com a prata ao ser derrotado pela Sérvia na decisão. A Sérvia disputou a sua quarta final consecutiva de Europeu. Foi campeã em 2017, 2019 e perdeu o título de 2021 para a Itália. Levantou a taça também na edição de 2011. Na semifinal, a Turquia eliminou a Itália por 3 a 2 e a Sérvia passou pela Holanda.

O próximo compromisso da Turquia é o Pré-Olímpico do Japão, entre os dias 16 e 24 deste mês, na cidade de Tóquio. As turcas estão no Grupo B, junto com Brasil, Japão, Bélgica, Bulgária, Porto Rico, Argentina e Peru Todo mundo joga contra todo mundo e, no final, as duas melhores seleções garantem vaga nos Jogos de Paris-24.

A Sérvia está no Grupo A, com China, República Dominicana, Holanda, Canadá, República Tcheca, México e Ucrânia. O Grupo C tem Polônia (sede), Itália, Estados Unidos, Alemanha, Tailândia, Colômbia, Coreia e Eslovênia.

O técnico Daniele Santarelli escalou a Turquia com: Ozbay, Vargas, Karakurt, Baladin, Gunes, Erdem e Orge (líbero). Giovanni Guidetti colocou o seguinte time em quadra:  Maja, Boskovic, Lazo, Busa, Popovic, Stevanovic e Pusic (líbero).